CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Switch to desktop

>> DESTAQUES

Pró-Reitoria de Políticas Estudantis visita o CFCH

 

A 840ª reunião ordinária do Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), realizada na última segunda-feira, dia 17, contou com a presença de parte da equipe da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PR7). Luiz Felipe Cavalcanti, pró-reitor; Camila Baz, superintendente geral; e Leonardo Velasco, diretor da Divisão de Saúde do Estudante (Disae), apresentaram as principais ações e ouviram contribuições dos conselheiros do CFCH.

A aprovação da PR-7 no Conselho Universitário (Consuni) aconteceu no dia 8 de março de 2018, em decisão comemorada pelo corpo discente da UFRJ, que reivindicava a institucionalização da estrutura que fosse capaz de elaborar e promover políticas para os estudantes da universidade. “Com a aprovação, nós acreditamos que será possível a melhor integração com as políticas de graduação e de pós-graduação. As políticas estudantis assumem um novo lugar institucional na UFRJ, passando a compor o núcleo central da administração universitária”, disse, à época, o professor Roberto Leher, reitor da UFRJ. 

Na sessão de março do Consuni também foi aprovada a criação do Fórum Consultivo Paritário, que será composto pelos três segmentos da universidade, e ficará responsável por pautar as políticas estudantis a serem elaboradas. Durante a reunião do último dia 17, Cavalcanti afirmou que os esforços da Pró-Reitoria no segundo semestre estão sendo empenhados neste sentido. “Nossa missão agora é ampliar o número de estudantes a serem contemplados pelas políticas estudantis”, afirmou o pró-reitor. Cavalcanti disse que os R$ 50 milhões anuais de recursos destinados para o pagamento de bolsas assistenciais – Bolsa Auxílio, Bolsa Moradia e Bolsa Acesso e Permanência - são suficientes para contemplar apenas 7 mil dos cerca de 30 mil alunos que fazem jus aos benefícios, de um universo total de 50 mil estudantes de graduação da UFRJ. Os números são da última pesquisa do perfil discente das universidades federais, realizada pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) em parceria com a Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).  

Além das bolsas, outras ações foram apresentadas pela equipe da PR7. Entre elas, a criação de uma política Saúde Mental, que visa a promover a prevenção do adoecimento mental e o atendimento dos estudantes. “As iniciativas existentes hoje na universidade são desarticuladas e são voltadas, em grande parte, à assistência. Precisamos pensar além disso, na criação de polos de recepção, um deles no campus da Praia Vermelha, e espaços coletivos de esporte e cultura”, disse Leonardo Velasco, diretor da Disae. 

Camila Baz informou que já estão sendo realizadas, na Praia Vermelha, aulas de  treinamento funcional e pilates, em frente ao prédio onde está sediada a Fundação Universitária José Bonifácio (Fujb), e futebol misto, no campinho. Mais informações sobre essas atividades podem ser obtidas através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . “Não temos, contudo, um espaço apropriado para desenvolver essas atividades. Estamos pleiteando a destinação de um local coberto e equipado com armários e demais infraestrutura para que possamos guardar o material e realizar as atividades adequadamente”, afirmou a superintendente. Camila também destacou a intenção de promover um encontro entre as Comissões de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAAs) das unidades do CFCH. “Precisamos reunir as COAAs para aprimorar o processo de encaminhamento das demandas”, completou.

A apresentação foi elogiada pelos conselheiros. Caíque Azael, representante discente no Conselho de Coordenação e integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Mário Prata, destacou o protagonismo das políticas estudantis na UFRJ. “Em nenhum lugar do Brasil foram abertos dois bandejões, nem se reformou um alojamento com a complexidade existente na UFRJ, nem se criou uma pró-reitoria destinada a assuntos estudantis como ocorreu aqui. Precisamos reconhecer o protagonismo das políticas estudantis na UFRJ”, disse Azael. 

Ao final, o professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro, decano do CFCH, agradeceu a presença da equipe da PR7 e o pró-reitor Luiz Felipe Cavalcanti colocou-se à disposição para atender as possíveis demandas e prestar maiores esclarecimentos. 

Clique aqui para acessar a página da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis.

 

Fotos: Pedro Barreto/SeCom/CFCH/UFRJ

Compartilhe este conteúdo