Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

CFCH sediará seminário sobre práticas abusivas na internet

 

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) realizará, no dia 13 de novembro, das 9h às 13h, um seminário sobre Educação Digital. O evento foi agendado nesta segunda-feira, dia 15, durante a visita da procuradora federal Ana Padilha Luciano de Oliveira e da ouvidora da UFRJ, professora Cristina Ayoub Riche, à 842ª reunião ordinária do Conselho de Coordenação do CFCH. 

A visita teve como objetivo apresentar o projeto “Ministério Público pela Educação Digital”, que teve início em 2009 em escolas públicas e privadas de Ensino Médio e agora contemplará as universidades federais. Em parceria com a ONG Safernet, o Ministério Público Federal (MPF) orienta as instituições de ensino a como lidar com denúncias de “ciberbullying” e demais práticas abusivas realizadas através da internet. 

“A proposta é passar à comunidade universitária orientações, sobretudo, no que diz respeito a racismo, ‘sexting’, ‘revenge porn’, homofobia pela internet e outros temas que são violações de direitos humanos e que a sociedade está iniciando a discussão sobre como lidar. Nada melhor do que começar essa segunda fase na UFRJ, tendo em vista o tamanho e a importância desta universidade para o país”, afirma a procuradora federal. Segundo ela, o público preferencial são professores, profissionais e estudantes de Serviço Social, Comunicação Social, Psicologia e Pedagogia, que possam servir como multiplicadores deste conhecimento. “Basicamente, o que vamos discutir é a ética nas relações digitais, o que se faz pela pela internet”, completa. 

Cristina Riche lembra que o Artigo 129 da Constituição fala do papel de “Ombudsman” do Ministério Público. Segundo ela, a ideia da parceria com o MPF surgiu a partir de denúncias de abusos via internet que tem chegado até à Ouvidoria da UFRJ. “Tem nos preocupado bastante manifestações de problemas de relacionamento entre colegas, ou entre professor-aluno, nas redes sociais. Quando nós fomos procurados pelo MPF, analisamos a proposta deste projeto, que tem um cunho pedagógico, mas também de acolhimento a pessoas que, muitas vezes, não sabem a quem recorrer. Como muitas pessoas têm adoecido em decorrência desses ataques virtuais, nós compreendemos que temos um papel importante a desempenhar na defesa dessas pessoas”, explicou a ouvidora.

Ainda de acordo com Cristina Riche, o CFCH é um Centro estratégico para iniciar este trabalho na universidade. “Como o Ministério Público considera importante a interlocução com o Serviço Social, a Psicologia, a Pedagogia e a Comunicação, nós achamos que o CFCH é o lugar ideal para começar esta atividade na UFRJ. Tenho certeza de que esta é uma parceria que vai trazer resultados para a defesa e promoção da dignidade humana. Este é o nosso objetivo: construir uma relação dialógica em que a ética, entendida como a coexistência na busca do bem comum, seja o ideal a ser conquistado”, concluiu a ouvidora. 

 

Reportagem e fotos: Pedro Barreto/SeCom/CFCH

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla