CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Switch to desktop

>> DESTAQUES

Curadoria sobre os 50 anos da FE-UFRJ encerra as atividades nesta quarta

A curadoria "Faculdade de Educação: 50 anos presente” encerra o seu ciclo de atividades esta semana. A exposição de fotografias continua em cartaz até o final do mês de novembro, quando terá início a curadoria "70 anos do CAp-UFRJ". 

No dia 30, haverá uma visita ao Cais do Valongo. Na quarta-feira, dia 31, das 12h às 14h, será realizada a exibição do filme "Reexistência - histórias de vida e resistência na Baixada Fluminense", de Leila Xavier, Jony Batista e Davidson Davis Candanda. No mesmo dia, às 15h, acontece a mesa "Formação de professores: múltiplos olhares e diferentes tempos". A exposição está em cartaz no Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza (2º andar do prédio da Decania do CFCH) e no Átrio do Palácio Universitário, em todas as quartas-feiras serão realizadas atividades com temas afins. 

Debates

Na tarde da última quarta feira, dia 24, ocorreu o quarto encontro do ciclo de palestras “Memórias de formação de professores na faculdade de educação”. O evento contou com uma mesa mediada pela professora Núbia de Oliveira Santos, com a presença dos professores Maria Margarida Pereira de Lima Gomes, Warley da Costa, Enio José Serra dos Santos, Silvina Julia Fernández e Alessandra Fontes Carvalho da Rocha. Os palestrantes falaram sobre seus estágios na época em que cursavam a graduação, como o estágio influenciou nas escolhas de suas carreiras e suas experiências atuais como professores supervisores de estágio. “O estágio supervisionado transforma e dinamiza a sala de aula”, afirmou Maria Margarida Gomes. 

Já no último dia 10 de outubro, a mesa “Formação de Professores: Políticas Públicas” contou com a participação das professoras Patrícia Corsino e Eliane Constant, ambas da FE-UFRJ. Patrícia falou sobre os 50 anos do “Maio de 68” e relacionou com o momento político que estamos vivendo, nesse sentido citou uma frase do escritor chileno Pablo Neruda: “Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”, disse. Ela falou também sobre a importância da formação inicial, continuada e pós-graduação como um direito e ressaltou que “as escolas e instituições estão servindo à ordem vigente de produtividade e competição. Neste sentido, precisamos repensar as práticas e formação de políticas públicas”.

A professora Elaine Constant abordou a questão da precarização do trabalho docente e a formação do aluno. “Hoje, os alunos são formados para serem ‘empreendedores’. O professor não tem voz sobre o currículo de base construtivista. Escola não é empresa e os professores não são empregados e sim profissionais. Há uma lógica de empresa que está impregnada na escola”, disse ela. “É importante a articulação da universidade com a escola de ensino básico para pensar políticas públicas e o protagonismo dos professores e alunos”, completou Eliane. 

O Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza está aberto todos os dias, das 9h às 17h. Podem ser agendadas visitas guiadas com a equipe de bolsistas do projeto. Os agendamentos podem ser realizados através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Sobre o Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza

O Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza está localizado no segundo andar do prédio da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus universitário da Praia Vermelha da UFRJ. É um projeto institucional de integração acadêmica da Decania do CFCH e credenciado no Sistema Integrado de Museus, Arquivos e Patrimônio Cultural (SIMAP). Trata-se do primeiro espaço cultural da UFRJ inserido em Decania com a participação de todas as unidades deste Centro. Ele tem como objetivo promover exposições no campo das Ciências Humanas e Sociais, através da articulação com movimentos da sociedade civil, numa perspectiva transdisciplinar, sobre temas contemporâneos que articulam ensino, pesquisa e extensão. 

As atividades promovidas através deste projeto, construídas com a participação das unidades e órgãos suplementares do CFCH, instituições parceiras, incluem seminários, rodas de conversa, debates com projeção de filmes, feira de livros, entre outras. O Espaço tem como público-alvo preferencial estudantes da escola de educação básica das redes públicas, associações de moradores, estudantes de diferentes instituições de ensino superior, movimentos sociais, sindicatos, profissionais e gestores de políticas públicas, estando aberto à população em geral. Em suma, é um espaço formativo que potencializa as trocas entre os sujeitos e os saberes, promovendo maior integração entre a UFRJ e a sociedade.

Serviço:

Visita externa ao Cais do Valongo:

Data: 30/10/2018 

Horário: 13h.

Necessária inscrição através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Curta na quarta:

31/10/18 - Reexistência - histórias de vida e resistência na Baixada Fluminense (2018)

Local: Auditório da Decania do CFCH (2º andar do prédio da Decania do CFCH)

Horário: das 12h às 14h.

Sinopse: O filme aborda a trajetória de quatro pessoas que vivem na Baixada Fluminense e que resistem a variados tipos de opressão. 

Direção: Leila Xavier, Jony Batista e Davidson Davis Candanda

Convidada: Leila Xavier (professora e cineasta)

 

Palestra:

Dia 31/10: Formação de professores: múltiplos olhares e diferentes tempos 

Local: Auditório Manuel Maurício de Albuquerque

Horário: 15h

Composição: 

- Professora Libânia Xavier

- Professor Reuber Gerbasi

- Professora Daniela Patti do Amaral

- Mediadora: Deise Arenhart.

 

*Bolsistas do Projeto Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza.

Compartilhe este conteúdo