Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

Consuni aprova Complexo de Formação de Professores

O Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ aprovou por unanimidade, em sessão especial do dia 20 de dezembro, a criação do Complexo de Formação dos Professores. Sua instituição se dará na estrutura média da Universidade e seu objetivo central será propor articulações entre unidades e centros da UFRJ que possuem atividade de formação de professores e de educação básica com as redes de ensino municipais, estadual e federal.

Para Carmen Gabriel, diretora da Faculdade de Educação (FE) e uma das relatoras do processo, o Complexo tem como natureza o diálogo e, portanto, está aberto à participação de toda a Universidade. “A vontade é, justamente, trazer todos para discutir a responsabilidade da formação de professores para a educação básica”, frisou. Em sua leitura, a iniciativa é importante para a defesa e o fortalecimento da escola pública: "É uma forma de superar algumas dicotomias históricas no campo de formação de professores, entre teoria e prática, entre institutos e faculdades de educação, por exemplo”.

Na avaliação de Cristina Miranda, diretora do Colégio de Aplicação (CAp), a aproximação com a rede pública faz a UFRJ cumprir seu papel social e permite ao CAp novas possibilidades. “Sabemos que o conhecimento é construído na pesquisa, no ensino e na extensão, e que a docência é criação a partir desses saberes. Então, no CAp, vivemos um momento muito especial de ressignificação do nosso trabalho. E o que trouxe a consciência dessa ressignificação foi justamente o debate sobre a criação do Complexo de Formação de Professores”, comentou.

Na oportunidade, também foi validado o regimento do Complexo, definindo suas diretrizes, competências e a estrutura organizacional. Tanto a criação do Complexo quanto o texto de seu regimento foram discutidos em outras instâncias da Universidade, no curso de dois anos, e aprovados pelos Conselhos de Ensino de Graduação (CEG) e de Ensino para Graduados (Cepg) no dia 5/12.

 

Foto: Diogo Vasconcellos - Coordcom/UFRJ

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla