Consuni aprova Complexo de Formação de Professores

O Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ aprovou por unanimidade, em sessão especial do dia 20 de dezembro, a criação do Complexo de Formação dos Professores. Sua instituição se dará na estrutura média da Universidade e seu objetivo central será propor articulações entre unidades e centros da UFRJ que possuem atividade de formação de professores e de educação básica com as redes de ensino municipais, estadual e federal.

Para Carmen Gabriel, diretora da Faculdade de Educação (FE) e uma das relatoras do processo, o Complexo tem como natureza o diálogo e, portanto, está aberto à participação de toda a Universidade. “A vontade é, justamente, trazer todos para discutir a responsabilidade da formação de professores para a educação básica”, frisou. Em sua leitura, a iniciativa é importante para a defesa e o fortalecimento da escola pública: "É uma forma de superar algumas dicotomias históricas no campo de formação de professores, entre teoria e prática, entre institutos e faculdades de educação, por exemplo”.

Na avaliação de Cristina Miranda, diretora do Colégio de Aplicação (CAp), a aproximação com a rede pública faz a UFRJ cumprir seu papel social e permite ao CAp novas possibilidades. “Sabemos que o conhecimento é construído na pesquisa, no ensino e na extensão, e que a docência é criação a partir desses saberes. Então, no CAp, vivemos um momento muito especial de ressignificação do nosso trabalho. E o que trouxe a consciência dessa ressignificação foi justamente o debate sobre a criação do Complexo de Formação de Professores”, comentou.

Na oportunidade, também foi validado o regimento do Complexo, definindo suas diretrizes, competências e a estrutura organizacional. Tanto a criação do Complexo quanto o texto de seu regimento foram discutidos em outras instâncias da Universidade, no curso de dois anos, e aprovados pelos Conselhos de Ensino de Graduação (CEG) e de Ensino para Graduados (Cepg) no dia 5/12.

Foto: Diogo Vasconcellos - Coordcom/UFRJ