Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

Entenda o processo sucessório na UFRJ

 Resolução 18/2018 estabelece que Pesquisa tem caráter informativo e não vinculante à eleição no Colégio Eleitoral

A UFRJ escolherá este ano uma nova Reitoria, que ficará à frente da Universidade no quadriênio 2019-2023. Os cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) serão formalizados em lista tríplice no dia 30/4 pelo Colégio Eleitoral, composto por docentes, técnicos-administrativos e estudantes, nos termos da Lei 9.192/95.

De acordo com a legislação, os nomes escolhidos pelo colegiado devem ser enviados ao Governo Federal para nomeação pela Presidência da República.

 

Comunidade universitária poderá votar em três chapas

Antes da reunião do Colégio Eleitoral, a UFRJ tradicionalmente realiza a chamada Pesquisa – processo de votação em chapas, parecido com uma eleição governamental comum. Têm direito a voto os estudantes com matrícula ativa do Colégio de Aplicação (CAp/UFRJ) à pós-graduação, docentes e servidores técnico-administrativos. 

Alunos do CAp devem ter 16 anos concluídos na data do primeiro turno. Da graduação, podem votar também os alunos de ensino a distância.

A pesquisa eleitoral da UFRJ segue o princípio da ponderação paritária, ou seja, o peso final no somatório de votos é de 1/3 para cada categoria. Essa matemática equilibra as diferenças no universo de votantes, já que a maior parte da comunidade universitária é composta por alunos, seguida de técnicos e professores. 

De acordo com o que estabelece a Resolução 18 de 2018, a Pesquisa junto à comunidade universitária tem caráter meramente informativo e não vinculante à votação no Colégio Eleitoral. No entanto, seguindo a tradição democrática, os conselheiros desse colégio, especialmente formado para o processo, costumam levar em conta a vontade popular expressa na Pesquisa. 

Este ano, três chapas se inscreveram: 

Chapa 10: #aufrjvaiserdiferente. Denise Pires de Carvalho, professora do Instituto de Biofísica (IBCCF), concorre ao cargo de reitora e Carlos Frederico Leão Rocha, do Instituto de Economia (IE), a vice. 

Chapa 20: #minerva2.0. Roberto Bartholo, docente do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), e João Felippe Cury, também do IE, estão inscritos para os cargos de reitor e vice, respectivamente.

Chapa 40: Unidade e diversidade pela universidade pública e gratuita. Tem como candidato a reitor o professor Oscar Rosa Mattos, da Escola Politécnica (Poli) e da Coppe. Maria Fernanda Quintela, do Instituto de Biologia (IB), concorrerá como vice-reitora.

Pesquisa poderá ter dois turnos

O primeiro turno de votação está marcado para os dias 2, 3 e 4/4, com divulgação de resultado no dia seguinte, caso a Universidade adote urnas eletrônicas, e no dia 8, se a votação for em cédulas de papel. 

A pesquisa será considerada encerrada no primeiro turno se uma das chapas obtiver mais votos que o somatório das demais chapas, votos brancos e nulos, dentro do sistema de ponderação. 

Caso ocorra segundo turno, as datas para votação serão os dias 15, 16 e 17/4, com divulgação de resultados em 18/4, se forem adotadas urnas eletrônicas, ou dia 22, se a votação for em cédulas de papel. 

Todo o processo é acompanhado pela Comissão Coordenadora da Pesquisa, instituída no ano passado pela Resolução 15/2018. É essa comissão que discute com as chapas os critérios para a realização de debates, entre outros procedimentos. Nos próximos dias, ela anunciará todos os locais de votação e o sistema a ser adotado. 

Colégio Eleitoral

O Colégio Eleitoral que se reúne no dia 30/4 teve composição anunciada em dezembro do ano passado no Conselho Universitário (Consuni). Atendendo ao que preconiza a legislação, tem pelo menos 70% de docentes em sua composição. 

É composto pelos membros do Consuni, do Conselho de Ensino de Graduação (CEG), Conselho de Ensino para Graduados (Cepg) e Conselho de Curadores. Sua formação atende ao Estatuto da UFRJ, conforme o exercício da autonomia universitária prevista e garantida pelo Artigo 207 da Constituição Federal. 

Consulta a documentos

Clique aqui para ler a Resolução 03/2019, que aprova o regimento da Pesquisa para os cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da UFRJ.

Clique aqui para ler a Resolução 14/2018, que estabelece as normas do processo de escolha dos nomes que irão ocupar os cargos de Reitor e Vice-Reitor no mandato 2019-2023.

Clique aqui para ler a Resolução 15/2018, que define a constituição da Comissão Coordenadora da Pesquisa para os cargos de Reitor e Vice-Reitor no mandato 2019-2023 e o seu Calendário.

Clique aqui para ler a Resolução 18/2018, que altera o caput do Artigo 1º da Resolução nº 15/2018 do Conselho Universitário, relativa à constituição da Comissão Coordenadora da Pesquisa para os cargos de Reitor e ViceReitor no mandato 2019-2023 e o seu Calendário.

 

Créditos das fotos:

Foto 1 (bandeira da UFRJ): Marco Fernandes

Foto 2 (Hall da Reitoria): William Santos

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla