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FE-UFRJ promove seminário sobre Anísio Teixeira

A Faculdade de Educação (FE) da UFRJ realiza, na próxima terça-feira, dia 21, a partir das 9 horas, o seminário “Atualidades das ideias de Anísio Teixeira”. 

Durante todo o dia, serão realizadas mesas temáticas de debates acerca da obra de um dos principais intelectuais da Educação no Brasil no século XX. A mesa de abertura contará com a participação do professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro, professor da FE-UFRJ e decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH); Carmen Gabriel, diretora da FE-UFRJ; Sylvia Mello Vargas, presidente da Fundação Universitária José Bonifácio (Fujb); e Maria Paula Nascimento Araújo, representante da Associação dos Docentes da UFRJ (Adufrj). 

As inscrições poderão ser feitas na hora. Haverá entrega de certificados para os participantes e sorteio de livros. 

O evento acontece no Auditório do Prédio Anexo do CFCH, localizado no 3º andar do prédio do Nepp-DH/UFRJ, campus da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca). Aberto ao público.

Sobre Anísio Teixeira

Considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século 20, Anísio Teixeira (1900-1971) foi pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos. Como teórico da educação, Anísio não se preocupava em defender apenas suas idéias. Muitas delas eram inspiradas na filosofia de John Dewey (1852-1952), de quem foi aluno ao fazer um curso de pós-graduação nos Estados Unidos. 

Dewey considerava a educação uma constante reconstrução da experiência. Foi esse pragmatismo, observa a professora Maria Cristina Leal, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que impulsionou Anísio a se projetar para além do papel de gestor das reformas educacionais e atuar também como filósofo da educação. A marca do pensador Anísio era uma atitude de inquietação permanente diante dos fatos, considerando a verdade não como algo definitivo, mas que se busca continuamente. 

Para o pragmatismo, o mundo em transformação requer um novo tipo de homem consciente e bem preparado para resolver seus próprios problemas acompanhando a tríplice revolução da vida atual: intelectual, pelo incremento das ciências; industrial, pela tecnologia; e social, pela democracia. Essa concepção exige, segundo Anísio, "uma educação em mudança permanente, em permanente reconstrução".

Texto disponível no site da Revista Nova Escola.

Mais informações estão disponíveis no site da FE-UFRJ.

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