UFRJ inicia processo de debate sobre o programa "Future-se"

A UFRJ discutirá o programa Future-se, do Ministério da Educação (MEC), na próxima sessão ordinária do Conselho Universitário (Consuni), marcada para 8/8, às 9h30. A webTV UFRJ transmitirá a sessão ao vivo.

A reitora da UFRJ, professora Denise Carvalho, considera que a Universidade precisa discutir o programa tendo por base os documentos divulgados. “A Administração Central da UFRJ está analisando o programa detalhadamente e se coloca à disposição para discutir com as entidades representativas em diferentes instâncias acadêmicas”, afirmou.

A Reitoria da UFRJ receberá sugestões sobre o programa pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. é 6/8, para que seja possível consolidá-las para discussão no Consuni em 8/8. O prazo para o término da consulta pública lançada pelo MEC é 10/8.

Consulte os documentos oficiais para discussão

Projeto de Lei do programa Future-se

Diretrizes do programa Future-se

Parecer jurídico preliminar da Procuradoria da UFRJ sobre o programa Future-se

O programa

Segundo o MEC, o Future-se busca o fortalecimento da autonomia financeira das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) por meio do fomento à captação de recursos próprios e da autorização para contratualização com Organizações Sociais (OS). De acordo com o ministério, o programa trará flexibilização de despesas e estímulo à interação com o setor empresarial para atividades de inovação, o que tenderia a um incentivo orçamentário. Ainda que a adesão ao Future-se seja facultativa, o MEC não consultou a Reitoria da UFRJ nem os demais reitores das Ifes para a formulação do cerne do programa.