Switch to desktop

DRI apresenta propostas no Conselho do CFCH

O diretor da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) – órgão vinculado ao Gabinete da Reitora - professor Amaury Fernandes da Silva Júnior, e a vice-diretora, professora Jennifer Lowe, estiveram na 859ª reunião ordinária do Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), realizada no último dia 2.

O motivo da visita foi apresentar as propostas da gestão para a internacionalização da UFRJ, através da reorganização do setor, ampliação de convênios, bolsas e qualificação de servidores e estudantes. “Estamos visitando os centros e unidades para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido e recolher contribuições”, disse Fernandes. Segundo o diretor, é imprescindível capacitar o corpo técnico-administrativo que atua na DRI. “O que nos preocupa é a desconexão entre o corpo técnico da DRI e o seu público. Por isso, estamos em contato com a Faculdade de Letras para oferecer cursos de idiomas à nossa equipe”, afirmou.

Outra preocupação é a organização do setor. “Estamos cadastrando todas as ações realizadas pela DRI. Podemos funcionar melhor sem gastar nenhum centavo a mais, apenas nos reorganizando”, comentou. “Vamos solicitar às unidades que designem servidores para atuarem em parceria com a DRI. Precisamos trabalhar mais próximos”, completou o diretor.

Por fim, Fernandes revelou objetivos ambiciosos. “Queremos apresentar ao Consuni (Conselho Universitário) uma proposta de institucionalização da DRI”, disse. “Queremos investir na proficiência em idiomas estrangeiros do nosso corpo discente. O meu sonho é que todo estudante de graduação da UFRJ saia daqui falando uma segunda língua”, concluiu o diretor da DRI.