CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Switch to desktop

>> DESTAQUES

Ifcs-UFRJ repudia política do CNPq

A Congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs), o seu Conselho Diretor e os programas de pós-graduação (PPGF, PPGLM e PPGSA) divulgam nota de repúdio à determinação do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em relação à distribuição de bolsas de pesquisa. 

De acordo com o texto, os critérios definidos pelo órgão, que mencionam como prioridades a “inovação” e “projetos vinculados a modalidades e temáticas de áreas prioritárias e estratégicas para ao MCTIC (Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações” podem fazer com que “as humanidades acabem sendo profundamente prejudicadas, pois, o caráter de inovação não é facilmente mensurável”. 

Ainda segundo a nota, “não há inovação sem pensamento crítico, característica patente da produção acadêmica em ciências humanas”. Para a Direção do Ifcs, a preocupação com o futuro dos cursos de pós-graduação se deve tanto pela falta de “autonomia na distribuição de bolsas”, como também porque “sem bolsas, nossos alunos dificilmente poderão cursá-los”. 

Por fim, o texto conclama a comunidade universitária a “rejeitar, terminantemente, os termos dessa proposta injusta, pouco inclusiva e sem uma visão global da consiliência entre saberes” .

Clique aqui para ler a nota na íntegra.

Compartilhe este conteúdo