Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

Kabengele Munanga recebe o título de doutor honoris causa pela UFRJ

O professor congolês também ministrará a aula inaugural do PPDH/Nepp-DH

Kabengele Munanga, professor titular sênior aposentado da Faculdade de Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, receberá dupla homenagem no mês de março na UFRJ.  No dia 19, ele ministrará a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH), vinculado ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH). No dia seguinte, Munanga receberá o título de doutor honoris causa pela UFRJ. 

A outorga do título foi proposta no dia 18 de fevereiro de 2019, durante a 847ª sessão ordinária do Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), em requerimento assinado pelo professor Vantuil Pereira, diretor do Nepp-DH e vice-decano do CFCH, e aprovada em sessão do Conselho Universitário (Consuni), no dia 13 de junho.

Sobre Kabengele Munanga

Nascido na República Democrática do Congo, em 1942, o professor Kabengele Munanga radicou-se no Brasil em 1975, quando iniciou o Doutorado em Antropologia Social na Universidade de São Paulo (USP), e naturalizou-se brasileiro em 1985. Sua obra ganha relevância pela defesa das cotas e das políticas afirmativas para negras e negros, pelo debate acerca do racismo, políticas e discursos antirracistas, negritude, identidade negra versus identidade nacional, multiculturalismo e educação das relações étnico-raciais. O título de doutor honoris causa justifica-se assim pela “longa história de vida em defesa dos direitos humanos, de uma produção intelectual de combate ao racismo e promoção da equidade étnico-racial”, enfatiza o documento aprovado no Conselho do CFCH.

Munanga é professor titular sênior aposentado da Faculdade de Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, mas continua atuante no Centro de Estudos Africanos (CEA) e no Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do Instituto de Estudos Avançados daquela universidade. Desde 2017 é professor visitante da Universidade Federal da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB). Organizou o livro “Superando o racismo na escola”, o primeiro a introduzir a questão racial nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ocupou cargos de diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (1983-1989), vice-diretor do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (2002-2006) e diretor do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo (2006-2010). É autor de mais de 150 publicações entre livros, capítulos de livros e artigos científicos.

Entre os prêmios recebidos ao longo de sua trajetória acadêmica estão a Ordem do Mérito Cultural, concedido pelo Ministério da Cultura, em 2008; o Prêmio Benedito Galvão, oferecido Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, em 2012; o Grau de Oficial da Ordem do Rio Branco, outorgado pelo Ministério das Relações Exteriores, em 2013; entre outros.

Link para a Plataforma Lattes 

 

Serviço

Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH) – professor Kabengele Munanga/FFLCH-USP

Dia: 19 de março (quinta-feira)

Horário: 19h às 20h30

Local: Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque (andar térreo do prédio da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca)

 

Cerimônia de entrega do título de doutor honoris causa ao professor Kabengele Munanga/ FFLCH-USP

Dia: 20 de março (sexta-feira)

Horário: 17h

Local: Salão Pedro Calmon (segundo andar do Palácio Universitário da Praia Vermelha Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca)

 

Leia também:

Conselho do CFCH aprova título de honoris causa a Kabengele Munanga

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla