Unidades do CFCH divulgam notas sobre o 8 de março

A Escola de Comunicação (ECO) e o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH) publicam notas em referência à luta das mulheres no dia 8 de março.

"Força para as mulheres da Escola de Comunicação da UFRJ, para continuar a luta por mais espaço para as mulheres professoras, alunas, técnicas, terceirizadas, guerreiras, cientistas, nosso coletivo feminino, minas da eco. Por mais conquistas políticas, sociais e econômicas, que ainda estão por vir!"

(Acesse aqui a nota original)

"A Direção do NEPP-DH/UFRJ, neste dia de luta, vem externar o mais profundo apreço, respeito e solidariedade às mulheres cis, trans, trangêneres, binárias e não binárias, intersexo, etc, brasileiras, que cotidiana e reiteradamente sofrem e sobrevivem as variadas expressões de violências com as quais convivem em nosso país, quer de natureza física, sexual, moral, por assédio, psíquica, econômica, financeira, institucional, territorial, etc .

Trata-se de fenômeno complexo, de múltiplas dimensões, que comporta perspectivas interseccionais amplas, para além dos marcadores de gênero, classe e raça (Davis, 1981).

Repudiamos todas as violências impostas as mulheres, no passado, presente e futuro, quer pelo contexto de pandemia, quer pelas alarmantes ocorrências de feminicídios e /ou de tentativas e quaisquer outras expressões de violências com as quais se tem convivido como se banais sejam.

Notadamente, em face das mulheres negras, maioria vulnerabilizadas em nosso país, pelos números de incidências reveladores do histórico de valores desta sociedade em seu estágio de humanização.

Conclamamos todas a se manterem unidas e resistentes na busca por eqüidade, senso de justiça que enseja o reconhecimento das diferenças, com consequentes reparações.

Como bem expressou Conceição Evaristo: 'Eles combinaram de nos matar. Mas nós combinamos de não morrer'."

(Acesse aqui a nota original)