Switch to desktop

Professor Vantuil Pereira, do NEPP-DH, toma posse como decano do CFCH nesta sexta-feira

Acontece nesta sexta, dia 5, às 16h, no Colégio de Aplicação (Cap) da UFRJ, a cerimônia de posse do novo diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), professor Vantuil Pereira.

Vantuil é professor associado III do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas Suely Souza de Almeida (NEPP-DH) da UFRJ, onde exerceu o cargo de diretor entre 2012 e 2020. Foi substituto eventual do ex-decano, professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro, entre 2018 e 2022. Historiador por formação, o professor se notabilizou pela defesa da democratização da universidade pública, principalmente em seu recorte étnico-racial. O decano liderou ainda a criação do Coletivo de Docentes Negras/os da UFRJ, que defende, entre outros pontos, a elaboração de políticas antirracistas na instituição.

Em entrevista concedida ao Setor de Comunicação do CFCH, Vantuil comenta o fato de ser o primeiro decano negro deste Centro. “Sou um professor negro dentre poucos na instituição, esta que, historicamente, não foi afeita ao debate racial, de gênero e das chamadas ‘minorias’. Sendo assim, penso expressar a necessária vocalização coletiva de posicionamentos dos segmentos que estão à margem na nossa Universidade”, destaca.

O decano também fala sobre a importância de fortalecer a importância das Ciências Humanas e Sociais na UFRJ e lutar por mais recursos de pesquisas para a área. “Defenderemos que a política de recursos para a área de Humanas fortalece a interdisciplinaridade e completa a formação de profissionais, que não pode se contentar com a formação técnica sem uma visão humana dos processos. Não existe visão científica sem que se levem em conta as pessoas, o pensamento crítico e a humanização”, reflete. “Há muito, a visão das Humanas extrapolou os limites do ser humano. Fala-se do ambiente, do bem viver, da diversidade, da equidade, do desenvolvimento humano de forma integrada. Essa visão é oferecida a partir da necessária valorização de pesquisas no campo das Ciências Sociais e Humanas”, completa Vantuil.

Leia a seguir a entrevista na íntegra: http://www.cfch.ufrj.br/index.php/component/content/article/27-noticias/1520-a-ufrj-historicamente-nao-foi-afeita-ao-debate-racial