Nepp-DH formará novo Conselho Deliberativo

A composição será de três representantes docentes do Nepp-DH, um representante docente externo, um funcionário técnico-administrativo e um representante discente. Os mandatos serão de dois anos para professores e servidores técnico-administrativos e um ano para o representante discente. Os integrantes das três categorias têm direito a uma recondução.

De acordo com Vantuil Pereira, diretor do Nepp-DH, há quase sete anos o atual Conselho não é renovado. Desta forma, a eleição passa a ser prioridade. “Estamos em processo de criação do nosso programa de pós-graduação, mas até o final da eleição do Conselho Deliberativo todos os demais processos políticos do Nepp-DH terão que esperar”, afirmou o diretor.

Convênio Ipea−UFRJ

Os conselheiros do CFCH também aprovaram por unanimidade um Convênio de Cooperação Técnico-Científica entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a UFRJ. Tendo como docente interessada a professora Paula Ferreira, da Escola de Serviço Social (ESS), o convênio atenderá ao desenvolvimento acadêmico de ambas as instituições.

Edital de Apoio a Eventos

Por fim, o Conselho de Coordenação aprovou os valores do Edital de Apoio a Eventos das unidades do CFCH. Entre as 28 solicitações, foram requisitados cerca de R$ 560 mil e disponibilizados R$ 142 mil. O valor total disponível foi dividido pelo número total de eventos inscritos, resultando no montante de pouco mais de R$ 5mil por projeto. Assim, os eventos de menor orçamento tiveram maior percentual atendido e vice-versa. Iniciativas que requisitavam R$ 800 tiveram 100% do valor atendido, enquanto eventos no valor de R$ 60 mil ficaram com cerca de 9% do montante.

No entanto, a maior discussão entre os conselheiros foi sobre a forma como os recursos serão utilizados. As críticas giraram em torno da pouca autonomia na utilização das verbas por parte das unidades que, muitas vezes, carecem de quadro de pessoal suficiente para realizar, por exemplo, pregões para contratação de empresas. “Precisamos repensar a política de apoio a eventos”, disse Rosa Pedro, diretora do Instituto de Psicologia (IP). A discussão terá prosseguimento no próximo Conselho de Coordenação do CFCH.

Moções

O professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro, decano do CFCH, sugeriu que na próxima sessão do Conselho sejam aprovadas duas moções: uma de pesar, em virtude do falecimento da funcionária Mônica Ron Ren, da Decania, Escola de Serviço Social e Nepp-DH; e uma de louvor pelos 65 anos de fundação do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ.