Switch to desktop

Aula inaugural da Faculdade de Educação

Já na sexta-feira (29/08), o professor Luiz Antônio Cunha, também da FE-UFRJ, recebe emerência, em homenagem aos serviços prestados à universidade. A cerimônia será realizada às 18h, no auditório do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), localizado na Avenida Rui Barbosa, 762, Flamengo.

Ana Maria Monteiro

Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutora em Educação e mestre em História, desde janeiro de 2008 exerce a função de Diretora da Faculdade de Educação dessa Universidade. Bolsista de produtividade de pesquisa do CNPQ, é integrante do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ no qual orienta pesquisas de mestrado e doutorado. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História-LEPEH, integra também como pesquisadora o Núcleo de Estudos de Currículo - NEC da Faculdade de Educação/UFRJ e o grupo de pesquisa interinstitucional Oficinas da História. Desenvolve pesquisas sobre currículo nas áreas de História e Educação, com foco nos seguintes temas: ensino de história, formação de professores, história do currículo e das disciplinas escolares, saberes docentes e conhecimento escolar. Desde 2013 integra o Comite Gestor do curso de mestrado profissional PROFHistória e o Comite gestor de formação inicial e continuada de professores da UFRJ. Coordenou o sub-projeto PIBID História da UFRJ de maio 2013 a fevereiro de 2014. Integra a Coordenação geral do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica voltado para a formação continuada de professores. De 2005 a 2009 integrou a Diretoria da Associação Nacional de História- ANPUH na posição de 2º secretário. Autora da obra "Professores de história: entre saberes e práticas", e organizadora possui artigos publicados em livros e periódicos: Educação&Sociedade, Caderno CEDES, Educação& Realidade, História&Ensino, Em Aberto e Praxis Educativa.

Luiz Antônio Cunha

Possui graduação em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1967), mestrado em Planejamento Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972) e doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: politica educacional, educacao brasileira, ensino tecnico, historia da educacao e ensino superior. Desde 2006, a laicidade do Estado constitui seu objeto principal de pesquisa. Em maio de 2010 passou a integrar a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, até outubro de 2011, quando apresentou sua demissão.