Switch to desktop

Estudantes e professor da UFRJ são vítimas de assaltos na Praia Vermelha

De acordo com o relato, um grupo de estudantes foi abordado por cerca de cinco assaltantes no ponto de ônibus da Avenida Venceslau Brás. Após a tentativa fracassada de furto, os criminosos então se dirigiram às alunas do curso, a quem encurralaram e roubaram um cordão de ouro de uma delas. “Não havia nenhum vigilante da UFRJ, ou qualquer policiamento na região. Vimos uma patrulha da polícia passando no exato momento, fizemos sinal para que ela nos atendesse e a mesma não parou”, relata uma das testemunhas. “Os assaltantes saíram andando como se nada tivesse acontecido”, completa a estudante.

Informado do ocorrido através da Ouvidoria da UFRJ, o prefeito da UFRJ, Ivan Carmo, informou que este não é o primeiro caso de violência contra estudantes na localidade. Carmo lembrou a reunião realizada no dia 10 de setembro, em que participaram ainda o diretor da Escola de Comunicação (ECO), Amaury Fernandes, e o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, coronel Marcio Vaz Lima. “Saímos com o compromisso de que seriam adotadas medidas, por parte da Polícia Militar, com o objetivo de coibir esses e outros atos no entorno do campus Praia Vermelha. Como é do conhecimento de todos, não cabe à Segurança da UFRJ a manutenção de posto em logradouro público urbano. Nosso compromisso é a instalação de equipamentos de monitoramento em nossos acessos, que estenderão sua cobertura à parada de ônibus. Os equipamentos já foram adquiridos e, assim que disponibilizados pelo fornecedor, serão instalados. Encaminharei a informação ao Comandante para que adote as medidas cabíveis. Lembro que o registro da ocorrência é fundamental para que possamos contabilizar a mancha criminal na região”, informa o prefeito da UFRJ.

Professor também foi vítima

Ao tomar conhecimento do ocorrido, o professor Ricardo Rezende, do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Direitos Humanos (Nepp-DH), informou que também foi vítima de assalto na última semana, tendo tido o telefone celular roubado no mesmo local por um homem a bordo de uma bicicleta. A Ouvidora da UFRJ, professora Cristina Ayoub Riche, entrou em contato com o ouvidor da Polícia Militar, Luiz Sérgio Wigderowitz, relatando os episódios.