Aprovada a prorrogação de mandato de representantes

Na 760ª reunião ordinária do Conselho de Coordenação realizada na última segunda-feira (6/10), foi aprovada por unanimidade a prorrogação do mandato dos atuais representantes até 15 de dezembro. Desta forma, os novos representantes eleitos ocuparão as vagas a partir de fevereiro de 2015, quando se encerra o recesso nos colegiados.

Ainda nos informes da reunião, a decana Lilia Guimarães Pougy alertou para ausência no calendário acadêmico de 2015, já aprovado nos colegiados superiores, da realização da VI Semana de Integração Acadêmica e da previsão de salas de aula no condomínio do campus da Praia Vermelha. Assim, a Comissão Mista do Condomínio da Praia Vermelha, propõe o seguinte calendário a ser definido pelas instâncias competentes: dia 21 de novembro como o prazo máximo para envio de demandas por parte das unidades, dia 5 de dezembro como data limite para a divulgação do mapa de salas de aula e dia 12 de dezembro como teto para a divulgação da previsão de turmas para o semestre 2015/1.

Progressão docente

Durante o expediente, a professora Rosa Pedro, diretora do Instituto de Psicologia (IP), comunicou aos conselheiros a ocorrência de dúvidas entre os professores acerca da Resolução 8 de 2014 do Conselho Universitário (Consuni), que regulamenta a progressão da carreira. “Alguns professores têm me procurado sobre as imprecisões da resolução a respeito do que é competência das congregações das unidades e o que deve ficar a cargo dos conselhos de coordenação dos centros”, relatou Rosa Pedro. A decana do CFCH esclareceu que o texto aprovado no Consuni estabelece que “os conselhos regulamentam os critérios a partir das indicações das congregações das unidades”. Os critérios de progressão funcional dos docentes vinculados às unidades do CFCH serão discutidos nas próximas sessões do Conselho de Coordenação.

Revista CFCH

O professor Paulo César Castro, da Escola de Comunicação (ECO), compareceu ao Conselho de Coordenação para apresentação da quinta edição da Revista do CFCH, da qual é editor-chefe. O novo número reúne resumos ampliados de trabalhos de iniciação científica apresentados na Jornada de Iniciação Científica em 2013. “Vale a pena destacar a importância para que o esforço dos estudantes seja o maior possível e o incentivo para que as próximas edições sejam tão boas quanto esta”, afirmou Castro.

A professora Andréa Teixeira, diretora da Escola de Serviço Social (ESS), ressaltou a necessidade de reflexão acerca do perfil a ser estimulado nos jovens pesquisadores. “Em vez da disputa, o que devemos incentivar é o diálogo, a colaboração. A última edição da Jornada realizada no CFCH avançou ao não premiar os melhores trabalhos e permitir um ambiente de cooperação, em vez de competitividade e cobrança por parte dos orientadores. Não queremos dar um passo atrás”, analisou a professora que participou de seu primeiro Conselho de Coordenação, na função de diretora da ESS-UFRJ.

Projeto de extensão

Durante a ordem do dia, duas pautas foram aprovadas por unanimidade pelos conselheiros. A primeira diz respeito à assinatura de convênio para realização do projeto CAPACITASUAS, apresentado pela professora Fátima Valeria Souza (ESS-UFRJ), uma proposta de qualificação de técnicos operadores de políticas de Assistência Social. O objetivo é capacitar 2500 técnicos divididos em 53 turmas em dez regiões do Estado. O segundo ponto foi a aprovação de incorporação da professora Luciene Alves Miguez Naiff ao Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS), vinculado ao Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ.

Comitê Gestor do Largo de São Francisco

O último ponto de pauta da sessão foi a discussão a respeito da formação do Comitê Gestor do campus do Largo de São Francisco, em suspenso desde abril deste ano. De acordo com o professor Murilo Sebe Bon Meihy, diretor em exercício do IH-UFRJ, “não há qualquer acordo que condicione a criação do comitê gestor à saída” da unidade daquele campus e que “até o momento as condições de transferência para a Cidade Universitária” não foram cumpridas. Sebe Bon leu ainda uma carta assinada pelo professor Carlos Fico (IH-UFRJ), em que reafirma a necessidade de que “as duas unidades administrem o prédio, até que as condições para a saída do IH sejam efetivadas”. A professora Jesse Jane, diretora do IFCS à época da elaboração do Plano Diretor UFRJ 2020 (quando foram discutidas as condições de transferência das unidades para a Cidade Universitária), lembrou que “a proposta do comitê gestor foi aceita pelo IH e que esperava-se que os dois diretores conseguissem chegar a um consenso, já que são concessionários de um mesmo espaço público” e que “tem ocorrido algumas dificuldades no cotidiano devido a este impasse”. Segundo o professor Marco Aurélio Santana, diretor do IFCS-UFRJ, “é preciso rever as condições de criação e a constituição desse comitê, já que ele foi criado em um outro momento, durante a discussão do Plano Diretor. É preciso atualizar a discussão”.

A professora Lilia Guimarães Pougy, decana do CFCH, propôs como encaminhamento a realização de uma reunião entre as direções do IFCS e do IH para reunir os consensos e dissensos a respeito da gestão dos espaços em comum. O prazo estipulado para que a pauta volte ao Conselho do CFCH é de 30 dias. Santana considerou a data razoável, mas ponderou que precisará submeter a discussão à Congregação de sua unidade.