Reitoria divulga nota em resposta a reportagem de O Globo

Leia a nota na íntegra:

Em relação à matéria “Esqueletos do Ensino”, publicada na quarta-feira (22/10), repudiamos veementemente a acusação de “desperdício público” e a chamada de capa “Obra da UFRJ vira ‘esqueleto’”. A reportagem omite importantes informações passadas ao repórter, por e-mail e em entrevista concedida pelo diretor do Escritório Técnico da Universidade (ETU-UFRJ).

Sobre a paralisação da obra, informamos que a UFRJ seguiu estritamente as normas técnicas vigentes para sondagem do terreno onde o Centro de Convergência está sendo construído e que, no decorrer das obras, um trecho mais rochoso foi encontrado - o que pode acontecer, já que a sondagem prévia no local foi realizada por amostragem. Portanto, não se justifica a acusação de falha no projeto.

Os trabalhos foram suspensos no dia 6 de agosto deste ano, e não cabe a informação de que a obra está parada há quase um ano. A declaração de que estava atrasada também não procede, pois até a identificação do problema no solo não havia registro de atraso em sua execução.

Em relação à prorrogação de prazos, a UFRJ esclarece que foram necessários 240 dias apenas para a liberação da licença ambiental. A universidade não tem ingerência sobre este fator e, por isso, houve necessidade de se realizar um aditivo contratual. Da mesma forma, fatores externos, como um período de chuvas de 40 dias, levaram à modificação de prazos.

A universidade executou, ainda, aumento no quantitativo de serviços – 90 dias - para melhor atender ao funcionamento dos prédios e houve extensão de 60 dias para emissão dos termos de aceitação provisória e definitiva da obra – procedimentos habituais em projetos que seguem as normas e os prazos legais.

Ressaltamos que a construção do Centro de Convergência e a transferência de unidades para a Cidade Universitária resultam de ampla discussão nos fóruns colegiados da universidade, e integram seu Plano Diretor para 2020, conforme informado à reportagem. A obra é um projeto modelo na universidade e resultará na melhor integração de divisões de ensino, principalmente aquelas voltadas para os cursos da Faculdade de Educação e da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.

Assessoria de Imprensa da UFRJ.