Switch to desktop

Decania do CFCH apoia instalação de cabine da PM

A solicitação surgiu após o assassinato do estudante de Biologia, Alex Shomaker, em um ponto de ônibus próximo ao campus universitário da Praia Vermelha, no último dia 8. A decana em exercício do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Mônica Lima e Souza, concorda com a reivindicação. “A cabine dará um caráter mais permanente à segurança, pela presença dos policiais. Trata-se de uma área de grande circulação de pessoas e pode servir facilmente como uma rota de fuga pelo acesso fácil ao Aterro do Flamengo. Devemos lembrar que temos cursos que funcionam também à noite - e nesse caso, na hora da saída dos alunos, funcionários e professores, a região fica ainda mais perigosa”, afirma.

No texto do site Panela de Pressão, que propõe o abaixo assinado, testemunhas relatam casos de assaltos na região. “Eu vejo quase todo dia um ‘malandro’ querendo assaltar alguém no ponto. Em algum momento alguém iria reagir. Esses caras que mataram o rapaz estão sempre aqui assaltando. Já cansamos de avisar sobre assaltos aqui na rua e nunca há policiamento", diz um comerciante da rua que prefere não se identificar. "Eu e meu amigo de sala já fomos assaltados na saída próxima ao ponto de ônibus. O ‘cara’ estava armado, aparentava estar muito drogado e levou os nossos celulares. Foi em junho de 2013", afirma Thaís, estudante da UFRJ. "Já tive minha bicicleta roubada na frente da cabine da Divisão de Segurança (Diseg), mesmo trancada nada adiantou. Também já fui seguida por um ‘cara’ na rua até que eu saí correndo e entrei no campus. O segurança foi atrás, mas não conseguiu alcançá-lo", recorda Ana, estudante da UFRJ.

Outros casos

Em outubro do ano passado, estudantes e professores da universidade registraram ocorrências de roubos, furtos e uma tentativa de violência sexual nas imediações. Na ocasião, o prefeito da UFRJ, Ivan Carmo, se reuniu com o então comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Botafogo, a quem cabe o policiamento na região. No entanto, o comando passou por mudanças e o prefeito pretende retomar as conversas com o novo oficial responsável. “Marcamos uma reunião na próxima semana e vamos solicitar novamente o reforço no policiamento da área. Mas, desde já, apoio as manifestações pela instalação da cabine”, afirma Carmo.