Evento recorda invasão à Faculdade de Medicina

Na ocasião será lembrado o episódio ocorrido na madrugada de 23 de setembro de 1966. Após longo cerco, forças policiais invadiram o prédio da Faculdade Nacional de Medicina (FNM), na Praia Vermelha (atual campus da UniRio), onde agrediram violentamente estudantes e depredaram suas dependências. A invasão se transformou em um marco de resistência do movimento estudantil contra a ditadura militar, bem como passou à história da UFRJ, por servir como um prenúncio de outros tipos de violações ainda mais graves contra aqueles que se rebelaram em defesa da autonomia da universidade, da democracia e da liberdade.

Estão confirmadas as presenças dos atuais professores e ex-militantes políticos Carlos Fayal, Diana Maul e Newton Leão, que darão depoimentos sobre o episódio. Além do debate sobre o impacto da invasão sobre a universidade nos dias de hoje, está programada uma exposição de fotos sobre o caso. O evento acontece às 18h, no Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UniRio, localizado na Avenida Pasteur, 456, Urca.