Switch to desktop

Reitor da UFRJ homenageia os estudantes

Leia abaixo a nota na íntegra:

Homenagem da UFRJ aos seus estudantes

Os estudantes têm escrito belas e generosas páginas da história das universidades. As mais criativas e impetuosas ações em defesa do caráter público, gratuito e crítico das universidades contaram com o protagonismo estudantil.

A inquietação intelectual e o desejo de uma vida universitária plena motivaram debates sobre os currículos, a democracia e a participação estudantil nos colegiados das instituições. Tudo isso é verdade na história da UFRJ.

Nossos estudantes lutaram contra a violência da ditadura, pagando, por isso, com a própria vida, a exemplo de Mario Prata e tantos outros. Quando a instituição foi golpeada em sua autonomia, por meio da nomeação de um reitor não legitimado pela comunidade, os estudantes exigiram a nomeação do reitor eleito, impondo luminosa resistência frente à gestão ilegítima.

Eles estiveram na linha de frente de medidas para democratizar o acesso e a permanência dos estudantes provenientes das frações mais exploradas e expropriadas da classe trabalhadora, notadamente da juventude negra e daqueles provenientes das escolas públicas.

No cotidiano das salas de aula, na iniciação científica, nas monitorias, nos programas de pós-graduação, os estudantes seguem produzindo conhecimento, elaborando novas perguntas, propiciando aos atos pedagógicos um dinamismo empolgante e crucial para a universidade. A reitoria, em nome da comunidade da UFRJ, celebra o Dia Nacional dos Estudantes, reconhecendo a importância da participação estudantil para o presente e para o futuro da UFRJ!

Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2015

Roberto Leher