CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Switch to desktop

>> DESTAQUES

Reitor da UFRJ repudia ação da Polícia Militar

O ônibus, vindo da zona norte da cidade, foi parado por policiais e os rapazes, a maioria negros, obrigados a descer e encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ciaca), em Laranjeiras. Nenhum deles portava armas ou substâncias ilícitas. De acordo com a reportagem de Carolina Heringer e Rafaella Barros, do jornal Extra, os jovens ficaram quatro horas sem comer, durante o tempo em que tiveram suas liberdades cerceadas pelos agentes do Estado. Os defensores públicos Eufrásia Souza das Virgens e Rodrigo Azambuja, condenaram a ação policial.

Leia a nota na íntegra:

Moção de repúdio

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, reunido em 27 de agosto de 2015, vem a público repudiar a ação promovida pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro que recolheu 15 adolescentes negros e pobres do transporte público, que os conduzia à praia, e os encaminhou ao Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente sem qualquer amparo legal.

O direito à liberdade e à não-discriminação, amparados pelo Art. 5º, XV e Art. 6º da Constituição Federal, não contempla limitações baseadas em aspectos sociais e raciais.

A UFRJ, cumprindo seu dever de difusão e defesa dos valores democráticos, repudia esta ação, por considerá-la antagônica à necessidade de superação das desigualdades sociais e raciais, evidenciando e aprofundando o racismo institucional, e por violar a dignidade desses jovens e seus direitos garantidos na Constituição.

Prof. Roberto Leher

Reitor

Compartilhe este conteúdo