CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Switch to desktop

>> DESTAQUES

Seminário de Relações Internacionais: Guerra global, exceção e regimes de segurança

 

A generalização dos atos realizados por redes, grupos e estados amplia a chamada guerra contra o terrorismo, que se difunde e amplia diante da escala das formas de ação destrutiva, e recrutamento e propaganda com forte impacto na mobilização de paixões e na ampliação dos regimes de segurança e formalização de medidas com base na formalização e instituição de estados de exceção mais ou menos duráveis.

A combinação de medo com a crueldade e a desmedida dos processos armados de terror e guerra intensifica o chamado excesso negativo. A escalada dos efeitos negativos se materializa na enorme crise humanitária gerada com a fuga e movimentos migratórios dos que buscam e refúgio para o cenário de crise material, de perseguição, de destruição, de preconceito e de aniquilamento.

Os fenômenos culturais e o sofrimento com as formas de racismo, de segregação com radicalização de posições xenófobas, ampliam as práticas reacionárias, a formação e campos de detenção, reforçando as ideologias estruturadas pelas formas dos diferentes fundamentalismos etnocêntricos eu buscam respaldo em supostos valores civilizatórios e referências de elementos do campo da religião.

Examinar a escala, intensidade e a complexidade desse contexto motivou a organização dessa sessão do Seminário de Relações Internacionais, de modo a que possamos buscar indicar referências para nossa agenda de pesquisa, tentando iniciar um exercício de interpretação das tendências da conjuntura mundial.

Pensar a guerra e a exceção no momento em que se aprofundam e generalizam práticas de polí­cia global, aproximando as formas e discursos de várias potências para suas ações de intervenção humanitária e guerra justa. Nada mais necessário do que promover um primeiro exame sobre o processo que parece legitimar o quadro de globalização das intervenções, bombardeios, detenções, execuções e da montagem de novos dispositivos e procedimentos de controle das distintas fronteiras e lugares, reforçando o desenho de um tipo de mudança de conjuntura com vastas implicações para a sociedade internacional.     

Seminário de Relações Internacionais

Sessão:13

Tema: Guerra global, exceção e regimes de segurança.

 Abertura: Professora Lilia Pougy (Decana do CFCH) e Professor Pedro Cláudio Cunca Bocayuva (NEPP-DH e RI/UFRJ)

Expositores:

Professora Flavia Guerra (Coordenadora Departamento de Ciência Política-IFCS e RI/UFRJ)

Professor Leonardo Valente (Departamento de Ciência Política-IFCS e Coordenador do Curso de RI/UFRJ)

Professor José Maria Gomez (ESS/UFRJ)

Local: Auditório Professor Manoel Mauríio de Albuquerque, Avenida Pasteur, 250-Fundos-Praia Vermelha (UFRJ)

Data: Terça-feira, 08 de dezembro de 2015

Hora: 18.30 às 21h (lotação limitada para 100 pessoas)

Compartilhe este conteúdo