CAp-UFRJ: sessenta e oito anos presente nas lutas em defesa da educação pública!

Criado em 1948 com o objetivo de ser campo de formação de professores, desde então o Colégio vem se destacando como espaço de experimentação pedagógica e de resistência ao desmonte da educação pública no âmbito nacional. Desempenhando sua função acadêmica e institucional de acordo com os preceitos de ensino, pesquisa e extensão, o CAp-UFRJ possui uma natureza assentada em duas dimensões interligadas: a formação de professores e a formação de crianças e adolescentes na Educação Básica. Em seus 68 anos de existência o CAp vive hoje, em conjunto com a Escola de Educação Infantil, com a Faculdade de Educação e com as demais licenciaturas, um momento de rico debate na construção de um complexo de formação de professores, que deve ampliar o escopo do compromisso da UFRJ com a escola pública e fortalecer a interação dos grupos e coletivos que se dedicam ao aperfeiçoamento docente e à pesquisa sobre o ensino nos diversos campos do saber. Desse caráter resultam condições favoráveis para a prática de uma educação de qualidade social que tem se concretizado e ultrapassado a retórica do direito à educação pública como utopia.

A política em curso no país, de ajuste das escolas a um modelo de formação aligeirada e de retirada de autonomia dos docentes e estudantes, mostra a importância de revigorar a luta pelo caráter universitário dos colégios de aplicação e, ainda, pela reafirmação do seu caráter público. Dentro e fora do Colégio de Aplicação, vivemos um momento social, político e institucional muito preocupante. Nesse sentido, é de vital importância a compreensão de que o nosso fazer e o nosso pensar são produzidos coletivamente, vividos na diversidade e na pluralidade de concepções, e por isso devem se relacionar com respeito e reconhecimento mútuo. As dificuldades que a universidade pública em geral, e a UFRJ em particular, enfrentam hoje exigem ousadia e vigor democrático de todos aqueles que a constroem.

Nestes anos, o CAp-UFRJ tem protagonizado as lutas por uma educação pública de qualidade – melhores salários e plano de carreira para seus trabalhadores técnicos e docentes, condições de trabalho, melhorias nos espaços físicos e estruturais, e uma assistência estudantil que de fato garanta a permanência dos estudantes. São sessenta e oito anos em que diversas gerações de trabalhadores e estudantes do CAp-UFRJ vêm fazendo da Escola um espaço vivo, de resistência e luta. A todos e todas que teceram nossa Escola dedicamos este aniversário!

Direção do  CAp-UFRJ