Nepp-DH: aula inaugural e lançamento da Revista Metaxy

O palestrante será o professor Gaudêncio Frigotto, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), doutor em em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Metaxy

Na ocasião, também será lançada a Revista Metaxy, publicação acadêmica em formato digital do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Direitos Humanos (PPDH) do Nepp-DH. De acordo com Murilo Mota, um dos editores da publicação ao lado do professor Pedro Cláudio Cunca Bocayuva, “este é o resultado de mais de dois anos de trabalho, desde o início do PPDH”. De formato exclusivamente digital e periodicidade semestral, a Metaxy terá chamada de trabalho aberta a doutores de todas as áreas do conhecimento e suas edições serão temáticas. Na primeira edição, já disponível, foram convidados autores de notório saber em diversas áreas, que pesquisem o campo dos Direitos Humanos, como Marildo Menegat, Ladislau Dowbor, Edna Galvão, Joana Emmerick Seabra, Ilma Resende Soares e João Ricardo Dornelles.

Em cada edição também será publicada uma resenha, como a escrita pela professora Fernanda Barros sobre o livro “A vida social e política nas favelas: pesquisas de campo no Complexo do Alemão”, organizado por Rute Imanishi. O leitor também terá à disposição uma entrevista: no primeiro número, o professor Cunca Bocayuva conversa com Luis Carlos Fridman sobre o sociólogo polonês Zigmunt Bauman, falecido em janeiro último.

Mota adianta também que o tema da segunda edição será “Gênero, diversidade sexual e Direitos Humanos”. As chamadas de trabalho já estão abertas. Os artigos devem ser enviados até o dia 10 de outubro pelo portal da Revista.

Clique aqui para acessar a Revista Metaxy.

Serviço

A aula inaugural e o lançamento da Revista Metaxy acontecem no auditório do Nepp-DH, localizado no 3º andar do prédio anexo do CFCH, no campus universitário da Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca. A entrada é franca. Os participantes receberão certificados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3938-5180/5186.