Switch to desktop

CFCH se manifesta contra os ataques recentes à ordem democrática

Sobre os ataques promovidos pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, na noite do dia 15 de março, contra o campus do Largo de São Francisco, os conselheiros endossaram a nota divulgada pelas direções do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e do Instituto de História (IH) e também manifestaram repúdio à ação da corporação que lançou bombas de gás lacrimogênio e de efeito moral no interior do prédio onde funcionam essas unidades. “Trata-se de um episódio de violência inaceitável, configurando uma agressão injustificada a um espaço de educação pública, onde se encontravam estudantes e trabalhadores (as) que correram sérios riscos a sua integridade física, além de enfrentarem situação traumática. Não podemos nos calar diante de tamanha arbitrariedade que remete a tempos sombrios de nossa história recente”, diz a nota.

Em referência à ação movida pelo procurador do Ministério Público Federal (MPF) Fábio Aragão contra professores e servidores técnico-administrativos do Colégio Pedro II por suposta ação partidária no interior dessa instituição, o Conselho do CFCH endossou a nota já emitida pelo Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ “em apoio e solidariedade aos/as trabalhadores/as da Educação” que tiveram seu direito de manifestação cerceado. “Compreendemos que a liberdade de expressão é parte indissociável do processo de ensino e aprendizagem e somente com a garantia deste direito é possível a construção de uma escola pública, laica, de qualidade e socialmente referenciada”, afirma a missiva.

Os conselheiros também aprovaram uma manifestação de repúdio à demissão do jornalista Caio Barbosa, dispensado de suas funções no jornal O Dia a pedido do prefeito Marcelo Crivella. “Preocupa-nos profundamente que a determinação das pautas jornalísticas seja objeto de outras motivações que não as da ampla divulgação dos fatos de interesse da sociedade, bem como que os empregos dos profissionais do setor de Comunicação Social dependam de suscetibilidades, das arbitrariedades e das intempestividades daqueles que ocupam o poder no momento, o que vai contra todos os preceitos da liberdade de expressão”, declara a nota.

Para ler a nota de repúdio aos ataques ao campus do Largo de São Francisco, clique aqui.

Para ler a nota de endosso à manifestação das direções do IFCS e do IH, clique aqui.

Para ler a nota de endosso à manifestação do CAP-UFRJ, clique aqui.

Para ler a nota de repúdio à demissão do jornalista Caio Barbosa, clique aqui.