Conselho do CFCH debate a saúde mental na UFRJ

“Não podemos criar uma estrutura psicossocial em cada unidade. É preciso construir uma política sobre a saúde mental na universidade”, afirmou a decana. “Não dá para localizar essa situação e trata-la individualmente. Temos que discuti-la e incluí-la como um projeto institucional de toda a universidade. Também é preciso criar parcerias com a rede pública de assistência”, sugeriu.

Comitê de Ética e Pesquisa

A decana também lembrou sobre a importância da renovação das vagas do Comitê de Ética e Pesquisa. Ela pediu aos diretores de unidades que informassem aos seus corpos docentes e indicassem possíveis nomes para compor o Comitê.

Calendário Acadêmico

Outro assunto abordado durante o expediente foi o adiamento do calendário acadêmico. Em função da montagem dos módulos provisórios na Praia Vermelha, o início das aulas do semestre letivo 2017/2 dos cursos oferecidos neste campus deverá ser adiado para o dia 28 de agosto ou 4 de setembro. Os conselheiros concordaram com a medida para que o Conselho de Ensino de Graduação (CEG) e o Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) discutam os atos acadêmicos e para garantir o período de 15 semanas de realização das atividades acadêmicas.

Convênios

A sessão também aprovou a assinatura de três acordos de cooperação científica entre unidades do CFCH e universidades estrangeiras. O primeiro se dará entre a Escola de Comunicação (ECO) e a Universidade de Nápoles e contemplará estudantes e docentes. O segundo diz respeito ao intercâmbio de estudantes de Doutorado da Faculdade de Educação (FE) e a Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. O terceiro também envolve a FE-UFRJ e a Wayne University, também nos Estados Unidos, e envolverá estudantes de graduação e de pós-graduação.