Bolsistas produzem vídeo de divulgação do ECOfoto

Durante a aula, os bolsistas produziram coletivamente um material de divulgação do ECOfoto - Concurso Nacional de Fotografia – 7ª Documenta de Fotografia da ECO – UFRJ 2017. No vídeo, o professor Francisco Teixeira Portugal, coordenador de Integração Acadêmica do CFCH e um dos coordenadores do concurso, convida fotógrafos profissionais e amadores a enviarem trabalhos para o ECofoto.

A oficina foi dividida em duas etapas: no primeiro dia, os bolsistas aprenderam a utilizar o software e, no segundo, fizeram a edição do vídeo. “É fundamental capacitar as pessoas para produzir conteúdo audiovisual, na perspectiva de atividades acadêmicas, cobertura dos movimentos sociais, realizando um trabalho de cunho crítico, e outras atividades”, disse Marinho. “É mais uma chance de ser um ponto na disputa de hegemonia, porque as grandes empresas de comunicação concentram um poder muito grande. E também fazer isso sem perder a intenção de lutar pela democratização das mídias e ampliar os multiplicadores com o foco na produção e difusão de conteúdo audiovisual alternativo, crítico e de coberturas de movimentos sociais”, completou.

Para a professora Ludmila Fontenele, superintendente acadêmica do CFCH e coordenadora do Espaço, o desenvolvimento de oficinas é importante por dois aspectos: tanto do ponto de vista do conteúdo e da instrumentalização no campo da formação profissional dos alunos de graduação, quanto do envolvimento dos técnico-administrativos da universidade. “É uma participação institucional, política e bastante qualificada”, disse a professora.

Clique aqui para assistir ao vídeo.

*Izabela Giglio é bolsista do projeto Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

Foto: Richards Rodrigues, bolsista do projeto Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).