CFCH e ECO-UFRJ promovem a abertura do ECOfoto

Estarão presentes na cerimônia o magnífico reitor da UFRJ, professor Roberto Leher, a decana do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), professora Lilia Guimarães Pougy, o diretor da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, professor Amaury Fernandes, a superintendente acadêmica do CFCH, professora Ludmila Fontenele, e Fabiane Marcondes, coordenadora do ECOfoto. O evento acontece no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, localizado no campus universitário da Praia Vermelha.

Foram selecionadas 33 fotografias entre mais de 100 enviadas por fotógrafos profissionais e amadores. No dia da abertura, além dos trabalhos contemplados, serão conhecidos os três primeiros colocados do concurso, que receberão como premiação: 1º: bolsa integral em curso oferecido pelo apoiador Ateliê da Imagem, além de prêmio oferecido pela Livraria Universo; 2º e 3o: prêmios a serem definidos pela Livraria Universo. O júri foi composto por Cícero Rabello, fotógrafo da Central de Produção Multimídia (CPM) e membro do corpo técnico-administrativo da Escola de Comunicação da UFRJ; Ludmila Fontenele, representante da Decania do CFCH-UFRJ; Marian Starosta, representante do apoiador Ateliê da Imagem; Miguel Camelo, representante do apoiador Livraria Universo; e Teresa Bastos, membro do corpo docente da ECO-UFRJ. A exposição ficará em cartaz até o dia 10 de outubro.

Clique aqui para conhecer os autores dos 33 trabalhos selecionados.

ECOfoto

O ECOfoto é um projeto iniciado em 2008, tendo como principal objetivo a valorização da fotografia entendida como bem cultural, que espelha o mundo a partir de novos olhares e variadas técnicas, fortalecendo a troca de experiências e o diálogo entre a sociedade e a universidade. O projeto pretende estimular a produção fotográfica pulsante e polissêmica, presentes nos circuitos das periferias de todo o país.

O CFCH

Nesta edição, o ECOfoto celebra o aniversário do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que completa 45 anos. O CFCH atua amplamente na formação profissional, na pesquisa e na extensão, com a particularidade de envolver duas unidades da Educação Básica e atuar na formação de professores. Compõem este Centro as seguintes unidades acadêmicas e órgãos suplementares:

• Escola de Comunicação

• Colégio de Aplicação

• Escola de Educação Infantil

• Escola de Serviço Social

• Faculdade de Educação

• Instituto de Filosofia e Ciências Sociais

• Instituto de História

• Instituto de Psicologia

• Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Direitos Humanos.

Serviço:

Abertura ECOfoto: Concurso Nacional de Fotografia – 7ª Documenta de Fotografia da ECO – UFRJ 2017.

Data: 23 de agosto (quarta-feira)

Horário: 14h.

Local da cerimônia: Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque (andar térreo do prédio do CFCH, campus universitário da Praia Vermelha da UFRJ – Avenida Pasteur, 250, Urca).

Local da exposição: Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza – 2º andar do prédio da Decania do CFCH – campus universitário da Praia Vermelha. Av. Pasteur, 250, fundos, Urca.

O evento é aberto ao público.