Exposição Mwana promove as Quartas Pretinhas

Nesta quarta-feira, dia 18, acontece mais uma atividade como parte da programação da exposição “Mwana: infância e relações raciais no Brasil e na África”, promovida pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ, através do Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza.

O evento “Quartas Pretinhas” realiza a Oficina de Baobazinho, que acontece no foyer do Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque e será ministrado pela professora Juliana Correia, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). No mesmo dia, às 18 horas, será realizada a sessão do filme “Menino 23”, seguida de debate também com a professora Juliana Correia e com o professor Diomario da Silva Júnior, também da UFRRJ, no Auditório da Decania do CFCH, localizado no 2o andar do prédio da Decania do CFCH.

Já no dia 25, durante a Semana de Integração Acadêmica (Siac), será realizada a primeira das visitas guiadas com estudantes dos cursos de graduação da UFRJ. Os bolsistas do Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, onde a exposição está em cartaz, apresentarão as 33 fotografias de Lucas Landau e Stella Caputo sobre o tema.

Mwana*

Mwana: Infância e Relações Raciais no Brasil e na África é uma exposição do Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza na Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, Campus da Praia Vermelha, que ficará em exibição entre 10 de outubro de 2017 e 31 de março de 2018.

As fotos retratam, num diálogo entre África e Brasil, crianças sul-africanas numa área popular na periferia da Cidade do Cabo e numa escola rural, no trabalho sensível do fotógrafo Lucas Landau, e crianças nos terreiros do Brasil, na lente de Stela Guedes Caputo, professora da UERJ, além de fotógrafa e militante pelo respeito às religiões de matriz africana.

Acompanhando essa exposição, serão realizadas uma série de atividades: oficinas de contação de história e arte, oficina Abayomi, formação de professores, exibição de filmes seguida de debate, mesas-redondas, capoeira e samba de roda para crianças. O projeto Vitrine da Memória do Espaço Anísio Teixeira da Biblioteca do CFCH produzirá um número especial com o tema Herança Africana no Brasil, integrado à curadoria do Espaço.

Ao trazer a temática das relações raciais relacionada à infância, os organizadores da exposição e das atividades reconhecem a importância desse assunto para a universidade e a sociedade brasileira, buscando valorizar as nossas relações históricas e atuais com as sociedades africanas. O combate ao racismo, ao trabalho escravo infantil e à intolerância religiosa também fazem parte dos temas apresentados, tanto pelas fotografias quanto pelas discussões das mesas-redondas e debates que acompanham a exibição de filmes.

Professores, técnico-administrativos e estudantes das diferentes unidades do CFCH participaram da formulação e preparação dos eventos vinculados à exposição e estarão presentes nos diferentes momentos, assim como os parceiros externos dessa iniciativa – o grupo AFROSIN, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o grupo Kekéré da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, o Grupo Tortura Nunca Mais/RJ e o Instituto Benjamin Constant.

Mwana é uma palavra do idioma Xona, falado em regiões de Moçambique, Zimbábue e Zâmbia que quer dizer criança. Incorporar ao título da exposição esse termo de uma língua do tronco linguístico banto significa também afirmar nosso reconhecimento do valor dessa herança cultural africana para a formação da identidade brasileira.

*Texto de Mônica Lima, vice-decana do CFCH-UFRJ, curadora da exposição “Mwana: Infância e Relações Raciais no Brasil e na África” e coordenadora do coordenadora do Laboratório de Estudos Africanos (LeÁfrica)/IH-UFRJ.