Centro Acadêmico do IP-UFRJ promove debate sobre saúde mental na UFRJ

Como lidar com casos de adoecimento mental na Universidade em tempos de crise? Diagnósticos de depressão, ansiedade e outros são frequentes entre estudantes de graduação e pós-graduação da UFRJ. Na tentativa de buscar soluções e informar sobre instâncias de acolhimento, prevenção e tratamento, o Centro Acadêmico Franco Seminério (Cafs) do Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ realiza, entre os dias 23 e 27 de outubro, a III Semana de Saúde Mental e Luta Antimanicomial da UFRJ.

O evento tem o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRJ, da Divisão de Esporte, Cultura e Lazer da UFRJ (Decult) e da Superintendência Geral de Políticas Estudantis (SuperEst). Caíque Azael, membro do Cafs e organizador do evento, explica que o objetivo é criar um espaço de discussões coletivas e proposições sobre o tema, a partir de diferentes perspectivas. “Precisamos debater novas práticas de atendimento sobre a saúde mental, em um contexto de crise no SUS e nas universidades”, afirma.

Lúcia Rabello de Castro, diretora do IP-UFRJ, saúda a iniciativa do corpo discente. “É uma forma de os estudantes reagirem a proporem alternativas às dificultadas enfrentadas por todos nós na universidade pública nos dias de hoje. Há um enorme impacto do contexto político e econômico sobre as condições dos estudantes, que estão em condição de maior vulnerabilidade. Está ocorrendo um ataque sobre o tecido social, mas esse não é o único aspecto. Existe uma gama de outros aspectos que não compreendemos muito bem. E este seminário abre uma discussão sobre a grande complexidade deste cenário adoecedor”, analisa a professora.

Na programação, está confirmada a realização de mesas de debates, exibição de filmes, rodas de conversa, oficinas e atividades culturais, que acontecerão nas salas 3 a 8 do IP-UFRJ. Serão conferidos certificados de participação. O campus universitário da Praia Vermelha está localizado na Avenida Pasteur, 250, Urca. A entrada é franca. Mais informações estão disponíveis na página do evento no Facebook.

Confira abaixo a programação na íntegra:

Dia 23/10:

13h: Mesa: Crise e saúde mental: como lidar?

18h: Cinedebate: “Geração Prozac”.

Dia 24/10:

10h: Roda de conversa sobre suicídio no contemporâneo.

13h: Sala 8 do IP-UFRJ - Mesa: Identidade LGBT+, sofrimentos e resistências.

Presenças confirmadas de Ana Júlia Ramos, estudante de Psicologia da UFRJ e militante LGBT; Lana de Holanda, militante trans, escritora e estudante de Serviço Social da UFRJ; e Pedro Paulo Bicalho, psicólogo, professor do IP-UFRJ e diretor do Conselho Federal de Psicologia.

17h: Roda de conversa: saúde mental do estudante.

Dia 25:

13h: Mesa: Universidades que adoecem: assistência e saúde mental.

18h: Roda de conversa sobre encarceramento.

20h: O que nos fala a Universidade? Oficina de Lambes.

Dia 26:

13h: Cinedebate: “Nise, o coração da loucura”.

18h: Sala 3 do IP-UFRJ - Mesa: Como fechar o manicômio que habita em nós? 30 anos de Reforma Antimanicomial: balanços e perspectivas.

Presença confirmada do deputado estadual Flávio Serafini, membro da Frente de Defesa da Luta Antimanicomial.

Dia 27:

13h: Roda de Conversa sobre crise no SUS.

15h: Sarau Antimanicomial.

18h: Plenária de Encerramento + Convite ao Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia (Enep/BA) e ao Encontro Regional de Estudantes de Psicologia (Erep RJ).