ECO promove a Semana da Diversidade da UFRJ

Programação contará com debates sobre gênero, questão racial, entre outros temas, com a presença de professores, pesquisadores e militantes

Com o lema "Seja, respeite, transforme", a Semana da Diversidade da UFRJ é um evento gratuito que acontece de 6 a 10 de novembro na Escola de Comunicação, Campus da Praia Vermelha/UFRJ.

O evento terá rodas de debate, oficinas, feira de artesanato, intervenções artísticas, apresentações culturais, exibições audiovisuais e debate com diretores, instalações e projeções produzidas por alunos, entre outras atividades com participação de artistas, ONGs e ativistas em geral. Historicamente elitista e exclusivista, a Universidade Pública encontra-se cada vez mais atravessada por experiências e vivências distintas que não se satisfazem apenas com o papel de objeto de estudo. Além disso, práticas de intolerância a em diversos espaços sociais têm reforçado a necessidade de ações de resistência!

Por isso, a Semana de Diversidade pretende se consolidar como um espaço para o fortalecimento desse protagonismo no diálogo sobre temas como racismo, identidade étnica, classismo, intolerância religiosa, feminismo, pautas LGBT+ e outras de gênero e sexualidade, violência, temas indígenas, refugiados, representação política, direitos, liberdade e diversidade, na mídia e na cultura e na sociedade.

#SejaRespeiteTransforme    #SemanadaDiversidadeUFRJ

O que: Semana da Diversidade da UFRJ

Quando: 06 a 10/11

Onde: Escola de comunicação, UFRJ, Campus Praia Vermelha

Redes: Fb.com/semanadadiversidadeufrj/ @semanadadiversidade

Seja. Respeite. Transforme.

06/11 – Segunda-feira

18h30/21h30  Exibição de filme e debate - Mulheres Negras no Audiovisual  (Auditório CPM/ECO)

07/11 – Terça-feira

11h30/12h30  Roda de Conversa - Acolhimento familiar   (Laguinho da ECO)

18h30/21h30  Exibição de filme e debate - “Divinas Divas” (Auditório CPM/ECO)

08/11 - Quarta-feira

11h30/12h30 Roda de Conversa - Bissexualidade (Laguinho da ECO)

18h  Apresentação ‘Bichas’ – Direção Teatral/UFRJ (Laguinho da ECO)

18h30  Abertura Oficial:  Amaury Fernandes – Diretor da ECO, e Chalini Torquato – Diretora de Graduação da ECO

18h45/ 21h  Mesa de debate:

Diversidade em tempos de intolerância

-Samuel Abrantes/ Samile cunha - EBA/UFRJ e DragQueen

-Marcelle Esteves – vice-presidente do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT

-Nathália Braga – Coletivo Bafros/ ECO

-Cacique Tupã – Aldeia Mata Verde Bonita/ Maricá

-Eduarda Emerick – PUC/Rio

Mediadora: Luanda Schramm – ECO/UFRJ

09/11 – Quinta-feira

9h30/12h30 Oficina: Afrocena (Sala 115)

11h30/12h30 Roda de Conversa - Direitos da Mulher no legislativo (Laguinho da ECO)

14h/17h  Mesa de debates:

Questão Racial e desafios contemporâneos  (Laguinho da ECO)

-Marielle Franco – Vereadora PSOL/RJ

-Muniz Sodré – jornalista, sociólogo e professor emérito da ECO/UFRJ

-Lúcia Xavier de Castro – ONG Criola

-Otair Fernantes – Professor da UFRRJ, Laboratório de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas (LEAFRO-UFRRJ).

-Nubia de Oliveira Santos - Faculdade de Educação/UFRJ

-Silvana Bahia – Pretalab, Olabi, AFROFLIX e KBELA

18h30/21h - Mesa de debate:

Intolerância e diversidade religiosa  (Laguinho da ECO)

-Henrique Vieira – Pastor, professor, teólogo, cientista social e historiador

-Stela Guedes Caputo – Professora da UERJ, Grupo de pesquisa Kékeré

-Adailton Moreira - babalorixá, sociólogo e mestrando em Educação da UERJ

-Sami Isbelle - Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro (SBMRJ)

Mediador – Otair Fernandes/UFRRJ

10/11 – Sexta-feira

9h30/12h30 Oficina - Jornalismo Humanizado (Estúdio de TV)

14h/17h - Mesa de debate:

Questões de gênero e sexualidade na sociedade contemporânea  (Laguinho da ECO)

-Angela Pires Terto – Assessora Direitos Humanos, ONU/Brasil, campanha Livres e Iguais.

-Danieli Christovão Balbi – Doutoranda em Literatura Comparada pela UFRJ. Professora Seeduc-RJ e diretora de promoção de equidades na UNA-LGBT.

-Erika Carvalho - Centro de Referência de Mulheres da Maré

-Murilo Peixoto Mota (UFRJ) - NEPP-DH/UFRJ; autor do livro “Ao sair do armário entrei na velhice: homossexualidade masculina e o curso da vida” (2014).

Mediadora: Fernanda da Escóssia ECO/UFRJ

19h/21h - Palestra de encerramento (Laguinho da ECO):  “Diálogos sem preconceito sobre cor, gênero e sexualidade”. Jean Wyllys – Deputado federal PSOL/RJ, jornalista, escritor e professor universitário.

Mediadora: Leila Salim Leal ECO/UFRJ

21h – Diversiparty – Festa Oficial – Teatro Odisséia

Realização: Grupo de Pesquisa Políticas e Economia da Informação e da Comunicação (Peic).

Apoio: Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, Central de Produção Multimídia (CPM)/ECO-UFRJ, Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ e Mandato do Deputado Federal Jean Wyllis (Psol-RJ).