CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

>> DESTAQUES

Pedagogias da Imagem exibe "O jovem Marx", na Cinemateca do MAM

 

O cineclube Pedagogias da Imagem - evento mensal promovido pelo Setor de Cultura, Comunicação e Divulgação Científica e Cultural (Secult), vinculado à Faculdade de Educação (FE) da UFRJ - em parceria com a Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro e a California Filmes, exibe, nesta terça-feira (14/11), às 14h, a pré-estreia do filme "O jovem Marx". Após a exibição, haverá a palestra "Da organização da luta à vitória: proletários de todos os países, uni-vos!", com a professora Claudia Lino Piccinini, da FE-UFRJ.

Sinopse

O que as obras dos jovens Marx e Engels trazem de novo para a cena política do séc. XIX? Qual o papel do materialismo para a ação política da classe trabalhadora? A partir de algumas cenas, vamos aprofundar a narrativa sobre a parceria intelectual entre Marx e Engels, suas primeiras obras, a fundação da Liga dos Comunistas e duas descobertas científicas – luta de classes e classe revolucionária. 

Convidada do mês

Claudia Lino Piccinini é doutora em Educação pela PUC-Rio, professora da FE-UFRJ e pesquisadora integrante do Coletivo de Estudos Marxismo e Educação (Colemarx).

 

Serviço:

Data: 14 de novembro de 2017.

Horário: 14h.

Local: Cinemateca do MAM - Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Centro.

Entrada franca.

 

Pedagogias da Imagem

"Pedagogias da Imagem" é um cineclube coordenado pelo SeCult - Setor de Cultura, Comunicação e Divulgação Científica e Cultural da Faculdade de Educação da UFRJ. O projeto privilegia a relação entre cinema e pensamento, no qual palestras e debates procuram instigar o público a refletir sobre determinadas questões suscitadas pelos filmes.

Para confirmar presença, clique aqui.

Compartilhe este conteúdo