CFCH lança aplicativo

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) está lançando o aplicativo CFCH para smartphones e tablets. Disponível para o sistema Android, a ferramenta possibilita aos usuários ter acesso a informações institucionais do CFCH e suas unidades, serviços e notícias. Este é o primeiro aplicativo com este perfil na universidade.

A ferramenta se destina aos estudantes de graduação e pós-graduação e servidores técnico-administrativos e docentes, e ao público em geral. "Este aplicativo oferece informações úteis para o ensino, a pesquisa e a extensão com informações básicas para os discentes, tais como programas de bolsas, assistência estudantil, calendário acadêmico, mapa de salas, bibliotecas, os programas de pós-graduação, entre outros. Os servidores técnico-administrativos e os docentes podem se beneficiar com informações sobre os sistemas de gestão acadêmica, intercâmbio acadêmico, comitê de ética, direitos e deveres, plano de carreira, serviços, notícias, eventos, entre outros", explica Francisco Portugal, coordenador de Integração Acadêmica de Pós-Graduação da Decania do CFCH e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo. “Considerando a complexidade da vida acadêmica e a dimensão da UFRJ, julgamos essencial a organização e a facilitação do acesso a informações institucionais em toda a universidade e para todos os segmentos”, comenta Portugal. “Os estudantes de graduação serão os grandes beneficiados, mas não apenas. Estão disponíveis informações também para o estudante de pós-graduação e servidores docentes e técnico-administrativos”, completa.

Ludmila Fontenele, superintendente acadêmica da Decania do CFCH, desenvolveu o aplicativo EVISU, que traz informações para a prevenção e o enfrentamento de casos de violência sexual. Inspirado nesta experiência, o Conselho Diretor do CFCH construiu a proposta de criação da ferramenta, considerando experiências exitosas de organização e disseminação da informação. "Buscamos com esta ferramenta avançar na ampliação do nosso público alvo e do acesso às informações por meio do aplicativo móvel", diz Ludmila. “Ele pode ser uma ferramenta potente na integração acadêmica, uma vez que favorece a circulação qualificada da informação institucional”, completa.

A superintendente diz que a ideia é modificar o aplicativo a cada três meses, de modo a incorporar as contribuições dos usuários e atualizar as informações que se fizerem necessárias. “Nossa intenção é visitar todas as unidades do CFCH durante as semanas de calouros e apresentar o aplicativo para os novos alunos. Também vamos divulgá-lo nos canais institucionais da universidade”, conclui.