Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

A UFRJ contra a intervenção

Especialistas em Direito, segurança pública e direitos humanos farão parte de núcleo de estudos, atuando junto a movimentos sociais

Professores, estudantes e técnicos-administrativos da UFRJ organizam a formação de um núcleo para monitorar a intervenção federal e militar no Rio de Janeiro, principalmente nas favelas. Com nome provisório de Central de Supervisão das Garantias dos Direitos Fundamentais, a iniciativa foi apresentada pelo reitor, Roberto Leher, em uma sessão de trabalho na noite de segunda-feira (5/3), no campus da Praia Vermelha, com membros da comunidade universitária, artistas e movimentos sociais. 

A reunião foi um desdobramento do manifesto publicado na semana passada por mais de 300 professores, juristas, intelectuais e ativistas, criticando a intervenção. A versão on-line do documento tem mais de 2.500 assinaturas.

Preocupação institucional

De acordo com o reitor da UFRJ, Roberto Leher, o monitoramento da intervenção “decorre de uma preocupação institucional da Universidade”. A possível violação das garantias constitucionais dos moradores foi um alerta recorrente feito por estudiosos e movimentos como a Federação de Favelas do Estado do Rio de Janeiro (Faferj).

“Recusamos uma produção de conhecimento que tenha como princípio a neutralidade ética. Temos que dar apoio, suporte às populações das favelas e contribuir com o conhecimento produzido em várias áreas do conhecimento para que os crimes praticados sejam apurados com rigor técnico e científico e levados efetivamente a julgamento, nos marcos da legalidade”, justificou Leher, lembrando que a UFRJ desenvolve atividades de extensão na Maré e em outras comunidades. 

Como exemplo de contribuições avançadas da UFRJ, ele recorda que há mais de dez anos docentes da Universidade desenvolveram um novo tipo de síntese para o luminol, substância que identifica sangue em cenas de crimes após anos de ocorridos.

A Fiocruz, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), a Andes-SN, o DCE Mario Prata, a Adufrj, o Sintufrj e os parlamentares Jandira Feghali (deputada federal) e Tarcísio Motta (vereador do Rio) integraram as discussões. O Movimento Humanos Direitos (MHUD), a Frente Brasil Popular e a Frente Popular Povo Sem Medo também se somaram à iniciativa.

A professora Carol Proner da Faculdade Nacional de Direito (FND), uma das responsáveis pelo lançamento do manifesto com o professor Oscar Rosa Mattos (Coppe), afirmou que é preciso “pensar em termos táticos” e criar uma autoridade para dialogar com o governo. 

Jandira Feghali afirmou que, apesar de previsto constitucionalmente, o decreto instituído pelo governo federal “é aberto, não tem plano, metas, é cheque em branco que o parlamento deu ao Exército”. 

Um dos encaminhamentos da reunião foi justamente submeter a aplicação do decreto à análise de docentes da FND. A sessão decidiu se articular com outros movimentos que monitoram a intervenção federal, como a Comissão Popular da Verdade, criada por favelas do Rio na semana passada.

Encaminhamentos

Para os próximos dias, a mobilização formada na UFRJ programa uma série de ações. Os principais encaminhamentos são: 

- criação da Central de Supervisão das Garantias dos Direitos Fundamentais (nome provisório);

- reunião da Reitoria com reitores de universidades públicas federais do Rio de Janeiro;

- reunião com movimentos sociais para alinhar agendas;

- organização de suporte para que moradores possam encaminhar denúncias de violações de direitos;

- incorporação da UFRJ a grupos de trabalhos já existentes;

- participação de ato de lançamento da Frente contra a intervenção na Uerj, no dia 13/3, às 17h30, no Auditório 11;

- organização de grupos de estudos sobre direitos humanos e violência, avaliando aspectos geopolíticos internacionais, em articulação com outras instituições de ensino e pesquisa.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla