Switch to desktop

Sessão do Cineclube Pedagogias da Imagem é transferida para 5 de abril

A sessão do cineclube Pedagogias da Imagem, que ocorreria no último dia 20, foi adiada para 5 de abril, devido à realização do evento “Marielle Vive”, em homenagem à memória da vereadora Marielle Franco, assassinada no último dia 14.

O filme do mês será “Menino 23”, de Belisário Franca, e está inserido na campanha “21 dias contra o racismo”, promovido por diversas entidades da sociedade civil durante o mês de março. O documentário relata o cativeiro de 50 meninos negros mantidos em condição de escravidão em uma fazenda no interior de São Paulo, durante a década de 1930. As investigações do historiador Sidney Aguilar relevam evidências de que os donos do terreno - que faziam parte da elite política e econômica do país - nutriam simpatia pelo ideário nazista. Dois sobreviventes dessa tragédia brasileira, Aloízio Silva (o “menino 23”) e Argemiro Santos, assim como a família de José Alves de Almeida (o “Dois”), revelam suas histórias pela primeira vez.

Após a sessão, serão realizadas duas palestras. A primeira será “A farsa da abolição”, ministrada pela professora Dolores Lima, psicóloga, pós-graduada em Gestão Empreendedora de Educação (UFF), pesquisadora do Laboratório de Estudos em Políticas, Planejamento e Assistência em Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS (LEPPA), vinculado ao Hospital Escola São Francisco de Assis (Hesfa) da UFRJ, e ativista do movimento de Mulheres Negras, Oyaiyele - Iyalase Ase Idasile Ode - Povo Tradicional de Matriz Africana, etnia Yoruba. A segunda, “Entre olhares cruzados: Brasil, Estados Unidos e a questão racial”, será ministrada por Carlos Medeiros, graduado em Comunicação e Editoração pela UFRJ, mestre em Ciência Jurídicas e Sociais pela UFF, doutorando em História Comparada na UFRJ e autor do livro 'Na lei e na raça' e coautor, com Jaques D'Adesky e Edson Borges, do livro 'Racismo, preconceito e intolerância'.

O evento é promovido pelo Setor de Cultura, Comunicação e Divulgação Científica e Cultural (SeCult) da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ.

Pedagogias da Imagem

Exibição do filme “Menino 23” (Brasil, 2016), de Belisário Franca. (Mais informações estão disponíveis neste link).

Dia 20/03, quarta-feira.

Horário: 17h.

Local: Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque (andar térreo do prédio da Decania do CFCH, campus universitário da Praia Vermelha).

Acesse aqui a página do evento.