CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

>> DESTAQUES

Migrações e refúgio: crianças refugiadas participam de atividades da série "Quartas em Movimento"

 

Na última quarta-feira, dia 6, foi realizado o lançamento do livro “A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa”, de Fernanda Paraguassu, com a presença dos alunos da escola municipal Rui Barbosa, de Duque de Caxias, que acolhe crianças refugiadas. A atividade fez parte da programação da série “Quartas em movimento”, que integra a programação da curadoria “Migrações e refúgio: presença, história e desafios”, organizada pelo projeto Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, vinculado à Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

As crianças ganharam o livro e participaram das atividades com desenhos, músicas e brincadeiras. Alguns alunos ensinaram frases na língua lingala - falada na República Democrática do Congo e na República do Congo - e em francês, falaram com entusiasmo sobre a vista do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar, no caminho até o campus universitário da Praia Vermelha, e também sobre a saudade de amigos que foram para outros estados ou familiares que não saíram da terra natal. Em uma conversa com a autora do livro, Jéssica, aluna da escola, disse gostar do Brasil, da escola e dos amigos. “Quando aprendo uma palavra diferente na escola, ensino para a minha mãe” disse a menina. 

 

*Bolsista do projeto Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza.

Foto: Ludmila Fontenele/Superintendente Acadêmica do CFCH e coordenadora do Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza.

 

Compartilhe este conteúdo