CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Switch to desktop

>> DESTAQUES

Migrações e refúgio: roda de conversa com crianças e idosos

No último dia 4 de julho, ocorreu a roda de conversa “Ninãs/os e mayores: compartilhando trajetórias e narrativas”, da série “Quartas em movimento”, parte integrante da curadoria “Migrações e Refúgio: Presença, História e Desafios no Rio de Janeiro”, organizado pelo Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, vinculado à Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). A atividade reuniu crianças e idosos refugiados. 

O evento começou com as falas dos idosos, sobre suas vindas para o Brasil, anos atrás, a maior parte deles, da Espanha. A espanhola Maria Del Carmo disse: “Vim com 11 anos para o Brasil, chorando pois não queria vir, mas hoje amo esse país e sou brasileira de coração”, comentou. Joaquim em seguida afirmou: “me sinto mais brasileiro do que espanhol”.

Logo em seguida as crianças começaram a participar da conversa, sob a coordenação da professora colombiana Catalina Revollo. O pequeno Bimba, vindo do Haiti, disse: “Sinto saudades do Haiti. Minha mãe disse que lá tem praias muito bonitas e que pessoas com o cabelo igual ao meu são consideradas muito importantes”. Outro participantes declarou: “Como foi bom esse encontro, em que vemos os pequenos passando pelos mesmos desafios que passamos, a língua, a saudade. É muito importante esse contato, pois somos imigrantes, não estamos no nosso país, nossa história somos nós”.

 

*Bolsistas do Projeto Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, sob supervisão de Pedro Barreto/SeCom/CFCH

Foto: Decania do CFCH

Compartilhe este conteúdo