CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

>> DESTAQUES

"Educação: Memória do porvir" será a próxima curadoria do Espaço JJ

O tema é uma homenagem aos 50 anos da Faculdade de Educação da UFRJ

Na última terça feira, dia 31/07, na sala do Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), ocorreu a primeira reunião da sétima curadoria do Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza (Espaço JJ), vinculado à Decania do CFCH. O projeto realiza periodicamente exposições de temas atuais e de interesse do público interno e da sociedade civil, além de promover palestras, mesas de debates e demais atividades, promovendo a ampliação no debate e de outros olhares e perspectivas sobre os temas abordados. 

A sétima curadoria, com tema já definido: “Educação: Memória do Provir”, falará sobre a trajetória da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ, que em 2018 completa 50 anos de fundação. Com data prevista para estrear no final de agosto e de término, em final de outubro, a programação também contará com debates, exibições de filmes e outras atividades a serem realizadas às quartas-feiras, repetindo a fórmula de sucesso das curadorias anteriores, além de uma atividade externa. Na curadoria “Migrações e Refúgio: Presença, História e Desafios no Rio de Janeiro”, a sexta do Espaço JJ, os coordenadores do projeto promoveram uma visita ao Museu da Imigração da Ilha das Flores, localizado no município de São Gonçalo

As professoras e professores que integram a curadoria pretendem resgatar a história da FE-UFRJ e o período de resistência à ditadura militar. A professora Ana Maria Monteiro, ex-diretora da unidade, ressaltou que o objetivo é “mostrar a visão histórica dos 50 anos da Faculdade e como ela se relaciona com a democratização da Universidade pública”. 

Daniele Grazinoli, servidora técnico-administrativa da FE-UFRJ e integrante da curadoria, apresentou parte do material do acervo da unidade, que poderá estar na exposição: convites, provas e diplomas de anos e décadas atrás. “São documentos históricos que podem até fazer parte do Vitrine da Memória”, disse, em referência à publicação da Biblioteca do CFCH, realizada a cada nova curadoria. 

Wilson Cardoso, professor da FE-UFRJ e também integrante da curadoria, sugeriu que a exposição ganhe outros espaços do campus universitário da Praia Vermelha. “Podemos fazer um circuito no campus, cada lugar com uma parte da exposição e com explicação de cada momento”, propôs. 

 

*Bolsistas do projeto do Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza (Espaço JJ), vinculado à Decania do CFCH.

Foto: Giulia de Castro Lopes de Araújo, bolsista do projeto do Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza (Espaço JJ), vinculado à Decania do CFCH.

Compartilhe este conteúdo