Estudantes aprendem técnicas da fotografia "pin hole"

Aconteceu, na tarde da última sexta-feira, dia 29, a segunda oficina de “pin hole”, ministrada pelo fotógrafo Cícero Rabello, da Central de Produção Multimídia (CPM), da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ.

A oficina fez parte da programação do 7º Concurso Nacional de Fotografias da Escola de Comunicação (ECOfoto), promovido pelo Setor de Extensão da ECO e pela Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. O objetivo foi orientar os participantes a construir e utilizar uma câmera “pin hole” (máquina fotográfica sem lente), tendo como cenário o campus universitário da Praia Vermelha.

Os alunos construíram uma câmera com materiais como lata, caixa de papelão e papel fotossensível. Logo depois, os participantes elegeram um cenário no campus para fotografar. “Com o tempo um pouco nublado, foi mais difícil produzir as fotos, mas todo o processo de revelação foi maravilhoso”, disse Luiza, aluna do segundo período da ECO-UFRJ.

“Na mesma semana em que as inscrições para a oficina começaram, minha turma de fotografia havia tido uma aula durante a exposição ‘Artesania Fotográfica’, onde o método de ‘Pin Hole’ foi apresentado. O interesse foi imediato e me inscrevi. Foi muito bom conhecer e participar de todo o processo de revelação”, comentou Gabriel Pinheiro, aluno do terceiro período da ECO-UFRJ.

ECOfoto

As 33 fotografias escolhidas pelo júri técnico estão em exposição até o próximo dia 10 no Espaço, localizado no 2º andar do prédio da Decania do CFCH, no campus universitário da Praia Vermelha.

Clique aqui para ver a programação completa do ECOfoto.

*Texto e foto: Daniel Braga/Bolsista do Projeto Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza da Decania do CFCH