CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza

 

Apresentação e objetivos:

O Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza está localizado no segundo andar do prédio da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Esta iniciativa tem como objetivos: “estimular a produção de exposições no âmbito do CFCH; dar visibilidade à produção acadêmica de projetos das unidades, órgãos suplementares e bibliotecas no âmbito do CFCH; contribuir para a formação de curadores; e proporcionar a articulação com movimentos da sociedade civil na realização de exposições temáticas”, de acordo com a professora Ludmila Fontenele Cavalcanti, superintendente acadêmica do CFCH. Além de buscar uma troca de saberes interdisciplinares entre diversas unidades da comunidade universitária, as atividades buscam a interlocução com escolas de ensino médio, movimentos sociais e entidades de classe.

 

Justificativa

Este projeto justifica-se principalmente pela indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, através da integração de conteúdos e produtos afins; participação (produção e visitação) dos diferentes públicos externos à Universidade através de temas contemporâneos na pesquisa documental e produção de imagens e textos; construção de exposições em interação dialógica com movimentos sociais; e aproximação dos discentes com temas contemporâneos na pesquisa documental e produção de imagens e textos.

 

Assim, esse espaço em si é um meio pelo qual se retorna ao público - intra e extra universidade - produtos das atividades acadêmicas realizadas num determinado período. Mediatamente pode facilitar a interação e integração do conjunto das dimensões imanentes da universidade pública, potencializando as ações que as atividades de extensão pressupõem. A exposição é uma etapa de síntese na forma de apresentação do consórcio destas atividades, é um espaço vivo que poderá retornar àquelas. Deste modo, é mais um espaço formativo nos vários níveis e dimensões. É, ademais, uma oportunidade de ampliar o acesso à academia, aproximando diferentes públicos para as suas atividades. 

 

Jessie Jane Vieira de Souza

A historiadora Jessie Jane Vieira de Souza é professora do Instituto de História (IH) da UFRJ, de cuja criação foi uma das responsáveis. Ex-diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs), entre 2006 e 2010, Jessie Jane foi militante na luta contra do regime militar nas décadas de 1960 e 70. Participou de conquistas importantes do movimento de mulheres, como o direito a visitas íntimas no contexto da ditadura civil-militar. Concebeu, gestou e pariu sua filha no cárcere, de onde saiu aos trinta anos, quando finalmente pôde reencontrá-la. A homenagem do CFCH à professora Jessie Jane tem como foco a capacidade de resistência e de luta pelas liberdades individuais, apesar da grave violação dos direitos humanos a que foi submetida.

 

Curadorias:

"A Revolução em Imagens"

Consiste na exposição de fotografias e cartazes e na exibição de filmes seguida de debates sobre a Revolução Russa de 1917. No acervo estão cerca de 30 imagens impressas, e cerca de outras 50 em mídias audiovisuais, sobre o tema.

 

Na programação acontecem também dois seminários, nos dias 7 e 21 de junho, com a presença de professores, pesquisadores e demais especialistas, como Anita Leocádia Prestes, Mauro Iasi, Graziela Schneider, José Paulo Neto, Juliano Medeiros, Carlos Eduardo Martins, Carlos Serrano Ferreira, entre outros. Em todas as “Quartas Vermelhas” ocorrem sessões de filmes sobre a Revolução de 1917 seguidas de debates com especialistas e o público. 

 

 

 

Clique aqui para ver algumas das imagens:

Aliança Operário Camponesa

Internacionalização

Jornadas de Julho

Lênin

Locomotiva comunista

Revolução de Outubro

Teses de Abril

Todo poder aos Soviets

Tomada Palácio de Inverno

Varrendo o capitalismo

 

“Políticas Públicas para as Mulheres e os Centros de Referência da UFRJ: a integração em foco”

Neste acervo estão presentes imagens de cursos, oficinas, rodas de conversa e atividades desenvolvidas nos centros de referência de mulheres da Maré e da Cidade Universitária, onde mulheres em situação de violência doméstica recebem atendimento psicológico, jurídico e social. Entre as atividades desenvolvidas estão oficinas de gênero e raça, exibições de filmes e palestras sobre temas relevantes às temáticas relacionadas.

 

 

 

 

 

Clique aqui para ver algumas das imagens:

Oficina de Turbante

Oficina de Dança

Oficina de Crochê 1

Oficina de Crochê 2

Oficina de Gênero e Raça

Oficina de Gênero e Raça 2

 

Leia também:

“A UFRJ deve estar muito orgulhosa desta exposição” 

CFCH-UFRJ realiza exposição e seminário “Revolução em Imagens”

CFCH inaugura espaço de exposições

Quartas Vermelhas: "Caparaó", o primeiro movimento de guerrilha contra o regime militar no Brasil

Quartas Vermelhas tem exibição de filme "desconcertante"

 

Acesse o Canal do Espaço Jessie Jane Vieira de Souza no YouTube 

Acesse o perfil do Espaço Jessie Jane Vieira de Souza no Facebook

Última atualização em Sexta, 26 Maio 2017 17:46

Acessos: 182