Coordenador: Prof. Paulo César Castro - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
DELINEANDO CAMPOS E CONSTITUINDO AÇÕES COLETIVAS
O CFCH, sensível às formulações e ao movimento concreto de processos extensionistas em curso desenvolvidos no Brasil por conjunto significativo de universidades – organizadas no âmbito do Fórum de Pró-Reitores de Extensão –, buscou conformar, ao longo deste período, eixos norteadores de sua ação fundados em princípios substantivos que, de fato, assegurassem a concretude da função social da Universidade Pública. Neste movimento, é importante ressaltar o comprometimento e a efetiva participação da Universidade tanto no âmbito dos espaços macro, quanto na busca de ampliar internamente as ações extensionistas condizentes com o comprometimento real com a sociedade.
Estes pressupostos foram essenciais no sentido da constituição das linhas de ação da Extensão no CFCH, a comportar socialização dos experimentos já existentes, valorando, assim, as práticas oriundas dos Departamentos/Unidades de ensino, a conformação e institucionalização de um campo coletivo de reflexão e planejamento – o Coletivo de Extensão –, a busca de definição e explicitação claras de uma política de Extensão do CFCH, articulada a este nível nacional, que tem correspondido à concepção de Universidade – e de Extensão – que se objetiva consolidar. Entende-se que as formulações mais gerais produzidas por este campo coletivo nacional traduzem, no plano da UFRJ e do CFCH, as aspirações e a visão de uma Universidade Pública e competente, comprometida, de fato, com sua função social.
Significa afirmar que a democratização da Universidade implica necessariamente a ultrapassagem de seus muros e de suas relações internas; significa experimentar a construção da competência acadêmica, do espaço plural, de participação e construção de inovações para a vida social, que supõem, igualmente, a conformação de uma particular sensibilidade frente às demandas sociais, aos interesses reais da população, numa abertura para as interpelações postas pelas maiorias e que podem redundar em precioso exercício de produção de conhecimento socialmente necessário, assim como sua socialização, num estabelecimento efetivo de vínculos com a sociedade.
Faça Extensão: docente e técnico-administrativo
As ações de Extensão da UFRJ podem ser desenvolvidas como cursos, eventos, projetos ou programas, coordenados por docentes e/ou técnicos-administrativos. Essas ações devem ser registradas junto à Pró-Reitoria de Extensão para que sejam creditadas e certificadas. O processo é feito diretamente pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA).
Se você é docente ou técnico-administrativo do CFCH e deseja fazer parte da equipe executora de uma ação de Extensão, entre em contato com a Coordenação de Extensão da sua unidade. Clique AQUI.
Extensão no SIGA: Novas Orientações
As ações de extensão da UFRJ passaram a ser registradas apenas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). Solicitamos aos coordenadores de ações que atualizem os registros ou cadastrem os novos cursos, eventos e projetos diretamente no sistema.
Leia as orientações de cadastro e atualização.
Novo fluxo de avaliação de ações de extensão
Clique na imagem para ver com detalhes as etapas do processo, da submissão à avaliação. Ou acesse as explicações da Pró-Reitoria de Extensão clicando AQUI.
Em caso de dúvidas, abra uma solicitação de atendimento (ticket) em atendimento.pr5.ufrj.br.
CONSELHO DE COORDENAÇÃO
Apresentação
Calendário, Pautas e Atas
Composição
Moções
Regimento
Resoluções
Secretaria