Coordenação de Integração Acadêmica de Extensão (CIAE)

DELINEANDO CAMPOS E CONSTITUINDO AÇÕES COLETIVAS

O CFCH, sensível às formulações e ao movimento concreto de processos extensionistas em curso desenvolvidos no Brasil por conjunto significativo de universidades – organizadas no âmbito do Fórum de Pró-Reitores de Extensão –, buscou conformar, ao longo deste período, eixos norteadores de sua ação fundados em princípios substantivos que, de fato, assegurassem a concretude da função social da Universidade Pública. Neste movimento, é importante ressaltar o comprometimento e a efetiva participação da Universidade tanto no âmbito dos espaços macro, quanto na busca de ampliar internamente as ações extensionistas condizentes com o comprometimento real com a sociedade.

Estes pressupostos foram essenciais no sentido da constituição das linhas de ação da Extensão no CFCH, a comportar socialização dos experimentos já existentes, valorando, assim, as práticas oriundas dos Departamentos/Unidades de ensino, a conformação e institucionalização de um campo coletivo de reflexão e planejamento – o Coletivo de Extensão –, a busca de definição e explicitação claras de uma política de Extensão do CFCH, articulada a este nível nacional, que tem correspondido à concepção de Universidade – e de Extensão – que se objetiva consolidar. Entende-se que as formulações mais gerais produzidas por este campo coletivo nacional traduzem, no plano da UFRJ e do CFCH, as aspirações e a visão de uma Universidade Pública e competente, comprometida, de fato, com sua função social.

Significa afirmar que a democratização da Universidade implica necessariamente a ultrapassagem de seus muros e de suas relações internas; significa experimentar a construção da competência acadêmica, do espaço plural, de participação e construção de inovações para a vida social, que supõem, igualmente, a conformação de uma particular sensibilidade frente às demandas sociais, aos interesses reais da população, numa abertura para as interpelações postas pelas maiorias e que podem redundar em precioso exercício de produção de conhecimento socialmente necessário, assim como sua socialização, num estabelecimento efetivo de vínculos com a sociedade.

Faça Extensão: docente e técnico-administrativo

As ações de Extensão da UFRJ podem ser desenvolvidas como cursos, eventos ou projetos, coordenados por docentes e/ou técnicos-administrativos. Essas ações devem ser registradas junto à Pró-reitoria de Extensão para que sejam creditadas e certificadas. O processo é feito diretamente pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).

Clique aqui para mais informações

Se você é docente ou técnico-administrativo do CFCH e deseja fazer parte da equipe executora de uma ação de Extensão, entre em contato com a Coordenação de Extensão da sua unidade.

Extensão no SIGA: Novas Orientações

As ações de extensão da UFRJ passaram a ser registradas apenas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Solicitamos aos coordenadores de ações  que atualizem os registros ou cadastrem os novos cursos, eventos e projetos diretamente no sistema.

Leia as orientações de cadastro e atualização.

Clique aqui para acessar o tutorial para ajudar na atualização das ações de extensão da UFRJ. O vídeo é destinado aos docentes e técnicos-administrativos que possuem uma ação de extensão cadastrada no Siga. Este conteúdo é uma forma de facilitar a visualização do passo-a-passo desse processo. Produção e edição: Pró-Reitoria de Extensão-UFRJ.

Fluxo de avaliação de ações de extensão

Conheça as etapas para o registro das ações de Extensão da UFRJ clicando no link abaixo. Assim, você terá acesso a todas as etapas do processo, da submissão à avaliação.

Confira o novo fluxo de avaliação.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenação de Formação Acadêmica de Extensão (COFAEX): O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / (21) 3938-0496 ou 3938-0617.