CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Arquivo Institucional

 

 

O Arquivo Institucional (AI) tem sob sua guarda os documentos administrativos e funcionais, produzidos e recebidos e acumulados em decorrência das atividades-meio e atividades fim da instituição.


O acervo é constituído de documentos textuais, tais como: processos, projetos, relatórios, contratos, convênios, documentos contábeis, etc;  documentos iconográficos: cartazes, fotografias, folders, etc;  e de documentos digitais: cds e dvs.


Trata-se de documentação de caráter probatório que comprova a existência, o funcionamento e as ações da instituição, cuja obrigatoriedade da administração pública em conservá-la é garantida pela Constituição Federal. Possui também grande valor informativo por conter informações essenciais sobre matérias com que a organização lida, seja para fins de estudo ou pesquisa acadêmica.
Segundo o art. 1º “da Lei Federal nº 8.159, “é dever do Poder Público a gestão documental e proteção especial a documentos de arquivo, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação”.


Dentro do programa de Gestão documental do CFCH, o Arquivo Institucional tem como ferramentas:
•    O Código de Classificação de documentos de arquivo para a administração pública: atividades-meio e a Tabela básica de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos as atividades-meio da administração pública;
•    O código de Classificação de documentos de Arquivo Relativos as atividades –fim da Instituições Federais de Ensino Superior (IFES);
•    A Tabela de Temporalidades de documentos de Arquivo Relativos as atividades –fim da Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Já está disponível para pesquisa alguns dos documentos recuperados no Projeto de Higienização do acervo do CFCH

COLEÇÃO DE BOLETINS DA UFRJ

ATAS DO CFCH

 

Compartilhe este conteúdo