Switch to desktop

Semana de eleição no CFCH

Na última sexta-feira (09/05), a candidata participou do último debate sobre o processo sucessório, realizado no Auditório Anexo do CFCH, no campus da Praia Vermelha. “Estou atendendo um chamado de um grupo comprometido com um projeto coletivo. Nosso pensamento é estruturar uma equipe que possa colocar na praça este projeto e fortalecer as Ciências Humanas. Temos que defender as decisões tomadas nos colegiados, levar a termo aquilo que a gente aprovou”, afirmou Lilia Pougy, justificando a sua candidatura.

A candidata ressaltou a importância do comparecimento da comunidade universitária às urnas, de forma a fortalecer a mobilização e a representação na universidade. “Quando eu comecei a fazer parte dos colegiados na UFRJ, os centros eram usados para despotencializar as demandas das unidades. Eu era representante do CFCH no CEG (Conselho de Ensino de Graduação) e não tinha voz no Conselho de Coordenação. Acho que isso é uma conquista nossa”, analisou.

Presente ao encontro, o professor Alexander Zhebit, do curso de Relações Internacionais (RI), enalteceu a mobilização realizada pela candidatura. “A UFRJ é tão complexa que eu fico feliz só por participar deste debate”, disse. O docente sugeriu ainda que fossem retomadas atividades aos sábados no campus da Praia Vermelha. “Podemos pensar em uma agenda cultural. Essas atividades poderiam ser incluídas no currículo de nossos discentes como extensão”, acrescentou. A proposta agradou à candidata e vai ao encontro do projeto traçado pelo atual decano, professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro, conforme exposto em entrevista ao SeCom/CFCH. “Durante a minha graduação, tive muitas aulas aos sábados, a biblioteca funcionava nesse dia e o campus era movimentado. Acho que podemos rever esta proposta”, disse Lilia Pougy.

Participação discente

O discente Guilherme Curi, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Escola de Comunicação (PPGCOM) da UFRJ, indagou sobre de que maneira a Decania do CFCH poderia atuar como interlocutora para aumentar o número de bolsas do programa e para a conquista de melhor infraestrutura para os estudantes. “A Decania pode atuar junto à PR-2 (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa). Os programas nota 6 na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior) têm direito a uma cota adicional junto aos órgãos de fomento”, esclareceu Lilia Pougy. No entanto, a candidata reforçou a necessidade de uma maior participação política do alunado na universidade. “É muito importante revitalizar a participação discente nos colegiados das unidades, nos conselhos de coordenação e nos colegiados superiores. A representação na base é fundamental, pois capilariza o debate e não apenas atua como uma resolução ‘pelo alto’”, completou.

Lilia Pougy também lembrou as más condições do Palácio Universitário, em obras desde o incêndio na capela da UFRJ, em 2011. “O palácio vem sofrendo uma série de intervenções infelizes ao longo dos anos. Há unidades funcionando sem as mínimas condições e a Reitoria agora passou a comprar contêineres para servir como salas de aula”, analisou. A professora Sheila Backx, da ESS-UFRJ, relatou o caso de alunos de Licenciatura da Faculdade de Educação (FE), que, devido à transferência para os contêineres no campo de futebol da Praia Vermelha, distanciaram-se do restante da unidade. “Pior do que o isolamento é o desenraizamento. Foi o que mais me incomodou no processo do curso de RI (Relações Internacionais), que acabaram no subsolo do CCS (Centro de Ciências da Saúde), ficando longe de tudo”, concluiu a candidata.

Pesquisa eleitoral à Decania do CFCH

Serviço:

Dias: 13, 14 e 15/05

Locais: nos campi da Praia Vermelha e Largo de São Francisco e no Colégio de Aplicação (CAp).

Horários:

Campi Praia Vermelha e Largo de São Francisco: das 10h às 13h e das e das 16h às 19h; no Colégio de Aplicação, das 10h às 15h.