PROJETO MEMÓRIA NEGRA: VISIBILIZAÇÃO DOS DOCENTES E TÉCNICOS NO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
COORDENADOR: PROFESSOR VANTUIL PEREIRA
O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos – Suely Souza de Almeida e o Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ promovem o Memória Negra: visibilização dos docentes e técnicos no Centro de Filosofia e Ciências Humanas com o objetivo de dar visibilidade às personagens negras da Universidade Federal do Rio de Janeiro através da construção de um mosaico de fotografias de pessoas pretas.
Considerando o contexto social atual de grave desigualdade racial que o Brasil e o mundo ainda enfrentam, torna-se essencial para a luta por uma sociedade mais justa, visibilizar as mudanças sociais no campo das questões raciais em voga.
Registrar quem foram/são os alunos negros, as alunas negras, as/os profissionais técnico-administrativos negras/os, as/os docentes negras/os, as/os pesquisadoras/es negras/os da UFRJ parece um caminho fértil para refletir sobre memória, sobre identidade racial e contribuir para a criação de um contexto acadêmico com menos discriminação e preconceito.
Ao trabalhar a memória da Universidade no que se refere às personalidades negras que atuaram/atuam na instituição, pretende-se contribuir para o fortalecimento da identidade racial negra na UFRJ.
Pensar, rememorar, registrar a presença das pessoas negras na Universidade hoje pode ser um caminho potente de concretização e materialização das transformações sociais em curso quanto às lutas pela igualdade racial e pela emancipação do povo negro.
O projeto está em fase de planejamento e conta com a parceria da Superintendência-Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (SGAADA)e da Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM).
Em breve divulgaremos mais informações sobre como VOCÊ poderá nos ajudar a construir esse MOSAICO.
CONSELHO DE COORDENAÇÃO
Apresentação
Calendário, Pautas e Atas
Composição
Moções
Regimento
Resoluções
Secretaria