Pedagogias da Imagem exibe o filme "Corra!" em novembro

Dando continuidade às comemorações e às reflexões desencadeadas pela ocasião dos 50 anos da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ e os debates sobre o lugar político da Educação e da Universidade pública, o cineclube Pedagogias da Imagem realiza, no dia 27, às 17h, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, a exibição do filme “Corra!”, de Jordan Peele. Após a sessão, será realizada a palestra “Economia libidinal e incêndio na Casa Grande”, ministrada pelo professor Bernardo Oliveira, da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ.

De acordo com os organizadores do projeto, através do site do evento, o filme “constrói uma cadeia de eventos capaz de circunscrever de forma magistral o caráter sutil e totalitário do racismo contemporâneo”. Ainda segundo a Organização, o público é levado a “acompanhar seu fio condutor, atravessando desde as relações interpessoais à tecnociência eugenista, da propaganda molecular ao teatro de expectativas, da violência organizada às distribuições cotidianas”.

A entrada é franca.

Cineclube Pedagogias da Imagem

Pedagogias da Imagem é um projeto coordenado pelo SeCult - Setor de Cultura, Comunicação e Divulgação Científica e Cultural da Faculdade de Educação da UFRJ, vinculado ao programa CINEAD - Cinema para Aprender e Desaprender. O projeto privilegia a relação entre cinema e pensamento, procurando instigar o público a refletir, com os filmes, sobre questões que eles suscitam e reverberam.

O palestrante

Bernardo Oliveira é professor da Faculdade de Educação da UFRJ; doutor em Filosofia pela PUC-Rio; pesquisador, crítico de música e cinema e produtor; colaborador do GEM — Grupo de Educação Multimídia (FL/UFRJ) e do LISE — Laboratório do Imaginário Social e Educação (FE/UFRJ).

Serviço

Local: Auditório Manoel Maurício de Albuquerque, prédio do CFCH (próximo ao Cópia Café)

Campus da Praia Vermelha

Av. Pasteur, 250 - Urca