SIQ realiza mesa com cartunistas consagrados

A Semana Internacional de Quadrinhos (SIQ), promovida pela Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, realiza, nesta quarta-feira, dia 8, a mesa “A construção do cartunista”, a partir das 18h, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque.

Estarão presentes três profissionais de diferentes gerações, mas que receberam o reconhecimento do grande público em diversos meios de comunicação: Jaguar, que trabalhou em inúmeros veículos impressos, entre eles, a revolucionária revista O Pasquim; Miguel Paiva, criador das tirinhas Radical Chic e Gatão de meia idade, que tiveram origem nos jornais, mas ganharam vida na TV e no cinema; e André Dahmer, crítico mordaz do Brasil contemporâneo, autor de Os Malvados, Quadrinhos dos anos 10, e Terêncio Horto, sucessos nas redes sociais. A mediação ficará a cargo da professora Cristina Rego Monteiro, da ECO-UFRJ.

O Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque está localizado no andar térreo do prédio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus universitário da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca). Aberto ao público.

As atividades da SIQ continuam até sexta-feira, dia 10, no campus da Praia Vermelha. Mais informações estão disponíveis no site do evento.

Sobre os convidados

Jaguar

Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe (Rio de Janeiro RJ 1932). Caricaturista, ilustrador, desenhista, jornalista, cronista. Jaguar inicia sua carreira como cartunista, em 1957, na página de humor da revista Manchete. No ano seguinte, a convite de Carlos Scliar (1920 - 2001), passa a colaborar com a revista Senhor, onde conhece Ivan Lessa e Paulo Francis (1930 - 1997). Na década de 1960, trabalha por oito anos no jornal Última Hora. Em 1968, lança Átila, você é um bárbaro, uma antologia de seus cartuns. Paralelamente ao trabalho de cartunista, é, durante 17 anos, escriturário do Banco do Brasil, emprego que abandona em 1971. No banco, conhece Sérgio Porto (1923 - 1968), também funcionário e escritor, que sob o pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta, tem vários de seus títulos ilustrados por Jaguar. É um dos fundadores da famosa Banda de Ipanema, inaugurada no primeiro carnaval pós-golpe militar de 1964, e que congregava jornalistas, escritores, cineastas, atores, músicos, artistas plásticos e cartunistas. Funda em 1969, o semanário carioca O Pasquim, ao lado de Millôr Fernandes (1923), Tarso de Castro, Sérgio Cabral (1937), Henfil (1944 - 1988), Paulo Francis, Ziraldo (1932), entre outros. Em O Pasquim, cria o rato Sig, uma alegoria de Sigmund Freud (1856 - 1939), que se torna símbolo oficial do jornal, aparece na capa e no começo das matérias, e é o mascote da publicação. Dentre os personagens criados por Jaguar, além do rato Sig, destacam-se: Gastão, o vomitador; Boris, o homem tronco e o cartum Chopnics, publicado inicialmente no Jornal do Brasil. Em 1999, edita a revista Bundas - satirizando a publicação Caras -, com Ziraldo e outros remanescentes de O Pasquim. Em 2000, lança o livro Ipanema - Se Não Me Falha a Memória, pela editora Relume Dumará, e, no ano seguinte, Confesso que Bebi, Memórias de um Amnésico Alcoólico, pela Record.

Texto disponível no site da Enciclopédia Itaú Cultural

Miguel Paiva

Miguel Paiva é roteirista, cartunista, diretor de cinema e TV, compositor musical e escritor. Come;çou sua vida profissional aos 16 anos num jornal esportivo. Passou por muitos outros veículos de imprensa, mas ganhou destaque quando publicou, no Brasil e no exterior, os livros Sentimento Masculino e As Memórias de Casanova. Miguel Paiva também fez figurinos e cenários para espetáculos teatrais. São de sua autoria as famosas charges Radical Chic e Gatão de Meia Idade, ambos publicados no O Globo e já levados para TV e cinema. Em parceria com Luís Fernando Veríssimo, escreveu o projeto Aventuras do Detetive Ed Mort. Colaborou com Tiago Santiago na novela Amor e Revolução, do SBT.

Texto disponível no site da Montenegro Talents

André Dahmer

André Dahmer Pereira (Rio de Janeiro, 14 de setembro de 1974) é um desenhista brasileiro. Autor das tiras dos Malvados, que normalmente não seguem uma linha cronológica, e têm como personagens dois seres indefinidos, que são costumeiramente comparados a girassóis,[1] tirando daí o apelido que têm, "As flores do mal".

As tirinhas são uma crítica politicamente incorreta aos costumes e prisões do dia-a-dia. Devido ao comportamento dos dois personagens, ficaram conhecidos como Malvadinho (o que mais sofre) e Malvadão (o dono de críticas muito ácidas).

Além dos Malvados, o cartunista é conhecido também por ter criado o personagem Emir Saad, um ditador sádico e egocêntrico, que controla seu reino (o fictício reino do Ziniguistão) na base da carnificina, da ditadura, das ameaças, da tortura e do humor negro; a série de tiras "Apóstolos, a série", uma narrativa da história de Jesus mas com várias críticas ao cristianismo e à Igreja católica, a série "Cidade do medo", tira sobre violênciae mais recentemente, a série "Quadrinhos dos Anos 10", uma série de tiras em que mostra as contradições do mundo e da sociedade contemporânea. Entre um e outro de seus personagens e séries de tiras, o autor se coloca como personagem autobiográfico e satiriza suas próprias memórias e paranoias, em especial em relação às mulheres.

Suas criações já apareceram no Jornal do Brasil, no portal de internet G1, no jornal O Globo, na Folha de S. Paulo, nas revistas Sexy Premium, Piauí e Caros Amigos. E também foi usada no tema da redação do Enem de 2011.

Texto disponível na Wikipedia

Créditos das fotos:

Jaguar: Luciana Withaker.

Miguel Paiva: Montenegro Talents.

André Dahmer: Reprodução do Canal da Revista Trip no YouTube.