Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

Projeto Compartilhando Leituras debate obra de Euclides da Cunha

O Projeto “Compartilhando Leituras” retorna no próximo dia 11 de setembro (quarta-feira) com o tema: “Letras Verdes: A atualidade das questões ambientais em Euclides da Cunha”, tendo como convidada a professora Anabelle Loivos da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ.

O evento será realizado a partir das 15h30, no Auditório da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), localizado no segundo andar do prédio da Decania do CFCH, no campus universitário da UFRJ na Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca).

Sobre o projeto

O Compartilhando Leituras é um projeto de extensão da Decania do CFCH, coordenado pelas professoras Rejane Amorim e Valdete Viana.  A equipe de execução é composta por dez estudantes extensionistas de variados cursos e centros da UFRJ.

Sobre o tema e a obra

A professora Anabelle  Loivos fará uma leitura dramatizada do conto “Judas Ahsverus”, de Euclides da Cunha, que faz parte de sua obra “À Margem da História”. Trata-se de um conjunto de contos escritos pelo escritor durante sua viagem pela Amazônia. Após a leitura, haverá um debate sobre a Amazônia nos dias atuais, relacionando os escritos do autor em destaque.

Sobre Euclides da Cunha

Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha, engenheiro militar, jornalista, ensaísta e historiador, nasceu em Cantagalo, RJ, em 20 de janeiro de 1866, e faleceu no Rio de Janeiro em 15 de agosto de 1909. Segundo ocupante da cadeira número 7 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 21 de setembro de 1903, na sucessão de Valentim Magalhães, foi recebido a 18 de dezembro de 1906 pelo acadêmico Sílvio Romero.

Texto completo disponível neste link.

Sobre a palestrante

É professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da UFRJ, licenciada em Letras - Português/Literatura, concluiu Mestrado em Letras - Literatura Portuguesa pela UFF e  Doutorado em Letras - Literatura Comparada, também na UFF. Atualmente, desenvolve na FE-UFRJ o projeto de extensão interinstitucional "100 Anos Sem Euclides" - em parceria com a Faculdade de Letras-UFRJ e com a UERJ-FFP/São Gonçalo-RJ -  cujas ações culturais, acadêmicas e educativas visam destacar a memória e o espólio literário de Euclides da Cunha, especialmente no âmbito do município de Cantagalo-RJ, cidade natal do escritor. Além da coordenação do referido projeto - que conta com o apoio das pró-reitorias de Extensão (PR-5) e de Graduação (PR-1) da UFRJ - supervisiona as atividades do Cineclube da Cunha (contemplado através de Edital público PROEXT-MEC 2010), do "Arquivo de Memória Amélia Tomás" e do Ponto de Cultura "Os Sertões do Seu Euclides", em parceria com o MinC e a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Texto completo disponível neste link.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla