Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

VivaUFRJ: gestores da Praia Vermelha se reúnem com integrantes da Reitoria

 

Na última segunda-feira, dia 9, o vice-reitor da UFRJ, Carlos Frederico Leão Rocha, e a diretora executiva do projeto VivaUFRJ, Nadine Borges, participaram de uma reunião com dirigentes do campus da Praia Vermelha, realizada no Auditório da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

O encontro teve como objetivo dirimir dúvidas acerca do projeto VivaUFRJ, iniciado na gestão do professor Roberto Leher (2015-2019), a partir da contratação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 2,6 milhões, para a avaliação econômico-financeira de empresas interessadas em realizar estudos visando a cessão de áreas da UFRJ à iniciativa privada. O Banco Fator foi o vencedor da licitação e atualmente já realiza estudos de viabilidade. “Estamos aqui para implementar um projeto que teve início da gestão anterior e cujos resultados só serão vistos na próxima gestão. Portanto, não é um projeto de uma Reitoria, mas de toda a UFRJ”, afirmou Rocha.

Dos 430 mil metros quadrados de área em estudo, a Praia Vermelha comporta cerca de 55 mil metros quadrados. Rocha reconheceu que o campus é a área de maior valor imobiliário, mas tratou de tranquilizar os presentes: “Todos os prédios históricos serão preservados. Não há possibilidade de o Ipub (Instituto de Psiquiatria) sair da PV (Praia Vermelha). Haverá espaço para a Casa da Ciência no campus. Estamos conversando com a Direção do Complexo Hospitalar sobre o INDC (Instituto de Neorologia Deolindo Couto)”, garantiu, mencionando algumas unidades cujos gestores manifestaram preocupação. “Não teremos mais contêineres, pois entre as contrapartidas exigidas está a construção de prédios de salas de aula. O que pretendemos é dar visibilidade ao nosso patrimônio. Todas as unidades ficarão tão bem ou melhor acomodadas quanto estão hoje”, assegurou o vice-reitor. Rocha também falou sobre outros projetos para a universidade. “Os investimentos de expansão serão feitos no Fundão. Precisamos de recursos para realocar todos. A ala B do alojamento será recuperada. Este é um compromisso da nossa Reitoria”, completou, antes de deixar o local.

Em seguida, Nadine Borges apresentou mais detalhes e respondeu perguntas dos presentes. “Não podemos ter ilusões. Se a UFRJ conseguir recursos hoje, eles serão contingenciados. Por isso, precisamos ser criativos”, comentou. Borges ordenou as prioridades das contrapartidas: 1º: assistência estudantil; 2º: finalização de obras inacabadas; 3º: salas de aulas e laboratórios; 4º: equipamentos culturais e; 5º: melhoria da infraestrutura do campus da Praia Vermelha. “Exigimos como contrapartida a manutenção das atividades realizadas pelas unidades”, afirmou.

A diretora executiva reafirmou a seriedade e a responsabilidade da equipe de trabalho com o patrimônio da UFRJ. “Todos nós temos compromisso com a universidade pública. Somos um cliente ‘chato’ para o BNDES. Nosso corpo de professores e técnicos questiona tudo e não faremos nada que contrarie o interesse público. Mas precisamos encontrar soluções para que a UFRJ continue funcionando. Por isso, pedimos a confiança e a paciência de vocês”, concluiu.

O dia 20 de novembro deste ano é o prazo estabelecido para a entrega do estudo em realização pelo Banco Fator. A partir de fevereiro de 2020, os resultados serão apresentados no Conselho Universitário para que toda a comunidade universitária tenha conhecimento e possa ocorrer a deliberação na instância máxima da universidade. 

Clique aqui para acessar a página do Projeto VivaUFRJ

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla