Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

Trajetórias compartilhadas: Os estudantes Trans na Universidade


Na última quarta-feira, 04 de Dezembro, ocorreu o último evento do ano de 2019 promovido pelo Projeto de Extensão Compartilhando Leituras. O destaque desse evento foi a parceria com o Projeto Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza (EJJ), compondo um conjunto de eventos que fazem parte da nona curadoria: “50 anos de Stonewall e os direitos da população LGBTQI+”.

Nossos convidados foram Clarice Nolasco e Guilherme Chagas, graduandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e lideranças dentro do coletivo LGBTQI+ da UFRJ. 

Os estudantes abriram a roda de conversa narrando suas experiências pessoais como pessoas Trans, dentro e fora do ambiente universitário.

Na roda de conversa, foram relatadas diversas experiências vivenciadas pelo público presente. Um dos tópicos debatidos foi a questão do nome social, um direito muito importante para o público Trans e que muitas vezes é desrespeitado, visto que, em situações burocráticas o nome civil é revelado. Esse fato mostra o quanto o espaço universitário é dicotômico, ora aberto e fortalecedor, ora com entraves e barreiras para pessoas que só desejam ser um estudante como todos os outros e ter os seus direitos respeitados.

Tiago Loureiro, coordenador do EJJ, falou sobre o processo de escolha do tema para a curadoria, disse que “o fato das nossas atividades terem sido mais esvaziadas do que a média das outras curadorias, mostra que inevitavelmente a nossa sociedade sempre dá mais espaço para discussões que não confrontem com suas próprias atitudes, algo que reforça a importância de se debater esse tema dentro da universidade e levá-lo para outros lugares".

As narrativas foram fortes e emocionaram o público, pois ficaram evidentes as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQI+, principalmente no contexto atual, que os episódios de intolerância e violência contra esse grupo estão sendo mapeados e se mostram alarmantes. Entretanto, como explicou Vi, um estudante presente, "gênero hoje é uma luta conjunta", fala essa que veio após a reflexão e constatação que todos sofrem pressões relativas ao seu gênero.

Apesar de todas as adversidades enfrentadas, os estudantes Trans demonstraram grande resistência e disseram encontrar fortalecimento no coletivo. Guilherme leu uma carta elaborada pelo coletivo LGBTQI+ da UFRJ (que pode ser lida no link abaixo) e passou informações em números relativas a permanência de estudantes Trans na UFRJ. O estudante Thárcilo, do curso de Psicologia finalizou dizendo que , “Da lama é possível surgir uma flor”, o que ilustra essa luta.

O Projeto “Compartilhando Leituras” pertence à Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), e é coordenado pela professora Rejane Amorim e pela Técnica em Assuntos Educacionais Valdete Viana. Além disso, possui em sua equipe de execução 7 extensionistas oriundos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Projeto Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, também é um projeto de extensão da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), coordenado por Tiago Loureiro e Valdete Viana. Ademais, possui equipe de execução composta por 2 bolsistas, Ana Luiza e Gabriel Richard, ambos graduandos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Link para a carta: https://docs.google.com/document/d/1UFUMTnO-4lQBxhxfgDZz4AxhzCleNORPHtGkfL-unu4/edit

 

   

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla