Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

Ifcs-UFRJ repudia política do CNPq

A Congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs), o seu Conselho Diretor e os programas de pós-graduação (PPGF, PPGLM e PPGSA) divulgam nota de repúdio à determinação do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em relação à distribuição de bolsas de pesquisa. 

De acordo com o texto, os critérios definidos pelo órgão, que mencionam como prioridades a “inovação” e “projetos vinculados a modalidades e temáticas de áreas prioritárias e estratégicas para ao MCTIC (Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações” podem fazer com que “as humanidades acabem sendo profundamente prejudicadas, pois, o caráter de inovação não é facilmente mensurável”. 

Ainda segundo a nota, “não há inovação sem pensamento crítico, característica patente da produção acadêmica em ciências humanas”. Para a Direção do Ifcs, a preocupação com o futuro dos cursos de pós-graduação se deve tanto pela falta de “autonomia na distribuição de bolsas”, como também porque “sem bolsas, nossos alunos dificilmente poderão cursá-los”. 

Por fim, o texto conclama a comunidade universitária a “rejeitar, terminantemente, os termos dessa proposta injusta, pouco inclusiva e sem uma visão global da consiliência entre saberes” .

Clique aqui para ler a nota na íntegra.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla